TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Moderna

Exames: Arte Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇAO

Qual a importância da Semana da Arte Moderna, ocorrida em 1922 para se conceituar a Arte no Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO

A SEMANA DA ARTE MODERNA NO BRASIL

A Semana da Arte Moderna no Brasil foi um dos eventos mais importante para a cultura nacional, dando início a uma nova e moderna maneira de ver e de se fazer a Arte brasileira. Este grande evento ocorreu no ano de 1922, o centenário da independência do Brasil, e foi proposital a escolha da data, pois os objetivos eram consolidar a independência cultural brasileira, abandonando as influências culturais europeias.

Foi uma semana muito turbulenta, e as críticas a enalteciam mais sobre sua importância e difundiria em consequências positivas no futuro. Os idealizadores da Semana da Arte Moderna eram escritores renomados da época e que queriam enaltecer o poder criativo do artista, escritor e compositor brasileiro sendo eles cobaias da própria mudança ou modernização cultural brasileira. Entre esses idealizadores destacamos Oswald Andrade, Mario de Andrade, Graça Aranha, Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral, Anita Mafalti, Heitor Villa Lobos, muitos desses artistas já eram consagrados nacionalmente e utilizaram seus talentos e exposições para apoiarem esse movimento futurista ou modernista brasileiro.

Pode se atribuir que de imediato não surgiram efeitos da mudança, mas ao decorrer dos anos esse movimento foi se expandindo e sendo aceito até mesmo por opositores do movimento. Por isso a Semana de 22 ficou conhecida como um marco para essa mudança radical, primando as produções legitimamente brasileiras, assim como a liberdade de expressão, abandonando de vez o modo “antigo e ultrapassado” de se fazer Arte.

3 CONCLUSÃO

A minha conclusão com este trabalho é que a semana da arte moderna representou o inicio da mudança na arte brasileira, e deve sim ser considerada de grande valor para a evolução cultural, que também era um dos pensamentos dos idealizadores do movimento. Saber que precisa de mudança é fato, mas o que foi feito foi algo excepcional mesmo não sendo bem visto pela sociedade a semana transcorreu como o planejado mesmo sob vais e criticas. Isto é idealismo, persistência e ânsia de mudança, que ocorreu nos anos seguintes nos influenciando até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com