TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Articulação Integradora

Ensaios: Articulação Integradora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

FLAVIANA PINHEIRO DE ALMEIDA AMARAL

ARTICULAÇÃO INTEGRADORA

Belo Horizonte

2013

FLAVIANA PINHEIRO DE ALMEIDA AMARAL

ARTICULAÇÃO INTEGRADORA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina O trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Pscologia da Educação II ;Comunicação e Linguagem;Educação e Diversidade:Relações Étnicos-Raciais.

Prof. Vilze Vidotti, Carlos Eduardo Gonçalves, Juliana

Folgaça, Fábio Luiz da Silva.

Belo Horizonte

2013

1 INTRODUÇÃO

Segundo Libâneo:

“Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”

“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula(conteúdos, métodos, técnicas,formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.” (LIBÂNEO, 1996)

Na escola o trabalho é realizado por um conjunto de profissionais que interagem para a formação do aluno. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por um ensino eficiente capaz de alcançar os objetivos propostos pela instituição. As ações dos pedagogos supervisores e orientadores são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo. A função do pedagogo se faz necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola.

2 DESENVOLVIMENTO

A disciplina O trabalho do Pedagogo no Espaço Educativo contribui para a formação do pedagogo mostrando que ele deve favorecer a formação de grupos de estudos, fortalecer a interação humana na escola, estimular o respeito mútuo e a boa convivência, além incentivar o professor a buscar o próprio crescimento junto aos colegas. Ninguém cresce sozinho. Todos temos algo a contribuir para o crescimento alheio, um pouquinho que seja. Ele deve mostrar ao professor que ele deve se valorizar com profissional,reconhecendo-lhe todo e qualquer bom desempenho evidenciado; e como pessoa, ouvindo-o com respeito e empatia, criando espaço para que participe efetivamente do processo educativo.

A disciplina Psicologia da Educação vem mostrar ao pedagogo que a educação necessita de alguns afins da psicologia, o quanto é relevante o conhecimento dessa disciplina como uma preparação para melhor lidar e compreender as pessoas, não só as crianças, mas também adolescentes, pois ela facilitará ainda que seja bem pouco a compreensão da mente e o convívio com as pessoas a sua volta, além disso ela facilita a convivência com as pessoas ao redor, a tolerância e a paciência.

A disciplina Comunicação e Linguagem apresenta ao pedagogo que existem vários padrões na nossa língua: o padrão culto (linguagem formal) e os padrões característicos das variantes regionais (linguagem informal) , dessa maneira esta disciplina nós mostra a importancia do educador dá condições para todos os educandos dominem efetivamente a língua padrão em sua modalidade oral e escrita sem menos prezar os padrões regionais da língua, pois a escola tem a obrigação de ensinar e não impor ao aluno o dialeto padrão, pois a língua é mais que um código e está em contínua mudança.

A disciplina Educação e Diversidade tem por finalidade levar ao pedagogo a refletir sobre a formação dos educadores, uma vez que ela não é para preparar alguém para a diversidade, mas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com