TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Canções Populares Contra A Ditadura Militar

Trabalho Escolar: As Canções Populares Contra A Ditadura Militar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  10.011 Palavras (41 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 41

1. HISTÓRICO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL

No período de 1964 a 1985, o Brasil foi governado por presidentes militares que impuseram mudanças acordando com o seu regime de governo: a ditadura. Cinco militares exerceram a presidência: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo que, a fim de evitarem divergências da sociedade, cassaram o direito de voto e impediram as manifestações das oposições através da censura ou até da violenta repressão policial, às quais muitos brasileiros que resistiram foram cruelmente torturados e assassinados. Outros, para escaparem da opressão, precisaram fugir para outros países. (COTRIM, 1997)

No início do regime militar, em 1964, uma Junta Militar formada pelos ministros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica exerceu a presidência do país, tomando como primeira medida, no dia 9 de abril de 1964, a criação do Ato Institucional nº 1 (o AI-1). Esse ato atribuía ao presidente durante seis meses o poder de cassa mandatos de autoridades políticas, suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos e decretar o estado de sítio, ou seja, a suspensão de direitos garantidos pela Constituição Federal por um tempo determinado. (BOULOS Jr., 2001)

1.1 O Governo de Castelo Branco (1964-1967)

O marechal Humberto de Alencar Castelo Branco assumiu a presidência em 15 de abril de 1964. Logo de início, declarou-se inimigo feroz das iniciativas comunistas do apoio às manifestações populares e reprimiu com a força da polícia várias entidades sociais, como sindicatos e a UNE (União Nacional dos Estudantes), que foi invadida e fechada.

Na sua gestão foi criado o Ato Institucional nº 2 (o AI-2). O ato determinava que os presidentes fossem escolhidos através de eleições indiretas e proibia a formação de partidos políticos, com exceção de apenas dois: a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que apoiava o governo, e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que fazia parte da oposição.

Em seguida foram criados o Ato Institucional nº 3 (o AI-3), medida que aboliu as eleições diretas para governadores e prefeitos das capitais, e o Ato institucional nº 4 (o AI-4), que criou a Constituição de 1967, objetivando fortalecer os poderes do presidente da República e enfraquecer os poderes legislativo e judiciário.

Nesse mesmo ano, no fim do mandato do presidente Castelo Branco, os militares elegeram como substituto o ministro da Guerra, Artur da Costa e Silva. A decisão teve o total apoio dos adeptos da ARENA, mas o MDB retirou-se do local de votação, como forma de protesto.

1. 2 O Governo de Costa e Silva (1967-1969)

Durante esse período, evoluíram as manifestações públicas protestantes contra a ditadura militar. Ignorando a violenta repressão policial, grupos formados por estudantes, operários, políticos de esquerda e autoridades religiosas progressistas faziam manifestos contra a realidade social de miséria do povo e a tortura aplicada a detentos políticos, na qual muitos eram mortos brutalmente em quartéis. Em uma das greves estudantis contra a falta de democracia nas universidades, o estudante Edson Luís foi assassinado pela polícia no Rio de Janeiro. (COTRIM, 1997)

Em reação às pressões da sociedade, o governo decretou o Ato Institucional nº 5. O AI-5 atribuía ao presidente total poder para perseguir violentamente os opositores ao governo e vetar as suas manifestações com medidas impositivas, tais como expulsar cidadãos do país através do exílio, fechar o Congresso Nacional, as Câmaras de Vereadores e as Assembléias Legislativas, e suspender mandatos parlamentares e cassar direitos políticos pelo prazo de 10 anos.

Em agosto de 1969, o presidente Costa e Silva foi obrigado a afastar-se do cargo por motivo de saúde, quando a presidência ficou sob a responsabilidade da Junta Militar. E em 22 de outubro de 1969 o Congresso Nacional foi reaberto, após dez meses, quando a ARENA escolheu para presidente o general Emílio Garrastazu Médici.

1. 3 O Governo de Médici (1969-1974)

A gestão do presidente Médici foi considerada como superior às anteriores em se tratando do poder ditatorial e da violência em repressão contra a sociedade. Seu discurso teórico inicial foi: “Convoco a universidade, chamo a igreja, aceno à imprensa, brado ao povo, para que me ajudem a ajudar ao homem a ajudar a si mesmo”. Na prática, porém, presidente tomou atitudes totalmente contrárias a essas suas palavras. (BOULOS Jr., 2001, p.203)

Durante o seu governo universidades foram invadidas, líderes democráticos da Igreja foram cruelmente perseguidos, a censura à imprensa escrita, ao rádio e a televisão tornou-se mais rigorosa, os órgãos de repressão foram ampliados e o combate a toda e qualquer forma de oposição ao regime militar foi exercido com extrema violência. Como defesa, alguns grupos decidiram enfrentar o governo através de um movimento revolucionário chamado luta armada.

Os adeptos dessa manifestação partiam para as cidades e assaltavam bancos para que pudessem adquirir recursos financeiros, a fim de por em prática os seus panos de seqüestrar diplomatas estrangeiros de países como os Estados Unidos, a Alemanha e a Suíça, para trocá-los por presos brasileiros. Assim, setenta presos exilados no Chile foram libertos em troca do embaixador da Suíça no Brasil.

A luta armada teve uma duração muito curta, especialmente depois que os seus líderes, o ex-capitão Carlos Lamarca e o ex-deputado Carlos Marighella foram cruelmente exterminados junto com centenas de outros seguidores do movimento pela repressão militar.

1. 4 O Governo de Geisel (1974-1979)

Em 1974, o presidente Médici passou o seu cargo para o general Ernesto Geisel, que também foi indicado por uma Junta Militar e eleito pelo Congresso Nacional.

O general Geisel tinha um diferencial que o distinguia dos demais presidentes, pois compunha o grupo dos militares que pretendiam devolver gradualmente o poder aos civis. E iniciou o seu mandato com ideais democráticos, atenuando o rigor da censura sobre os meios de comunicação. Posteriormente, realizou em 1974 as eleições livres para vereadores, deputados e senadores, medida que causou espanto nos militares de linha dura diante da vitória do MDB em oposição ao partido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com