TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Máquinas Simples: Alavanca (Interfixa; Inter resistente; Interpotente; Princípio da alavanca)

Por:   •  7/3/2020  •  Bibliografia  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 3 – Máquinas simples: alavanca (Interfixa; Inter resistente; Interpotente; Princípio da alavanca).

Alavanca é uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio produzindo equilíbrio entre as forças aplicadas. Os elementos de uma alavanca são definidos a partir do ponto onde são aplicadas as forças e do seu ponto de apoio.  

“Quando uma criança se senta em uma das extremidades da gangorra este lado sofre uma queda, representando a força potente. Enquanto isso, a criança no lado oposto exerce uma força de resistência, pois faz oposição a força aplicada pela outras criança”. (ilustração sobre potência, resistência e ponto de apoio).

A força aplicada é chamada de força potente.

A força de resistência que o objeto oferece à força aplicada é chamada de força resistente.

O apoio, como o próprio nome já diz é o apoio.

A distância entre o apoio e a linha de ação da força potente é chamada de braço de potência.

A distância entre o apoio e a linha de ação da força resistente é chamada de braço de resistência.

  • Interfixa

Na alavanca interfixa, o apoio encontra-se entre a força resistente e a força potente. São exemplos de alavancas interfixas a tesoura e o alicate.

  • Inter resistente

Na alavanca inter-resistente, a força resistente se encontra entre o apoio e a força potente. São exemplos de alavancas inter-resistente o carrinho de mão.

  • Interpotente

Na alavanca interpotente, a força potente encontra entre o apoio e a força resistente. As pinças e os pegadores de alimentos são exemplos desse tipo de alavanca.

Aula 4 – Máquinas simples: Roda

A necessidade de se locomover mais rapidamente e de poder transportar objetos pesados aplicando cada vez menos força muscular fez com que o ser humano criasse uma das mais importantes invenções da humanidade: a roda.

Uma das hipóteses sobre o surgimento da roda é a de que, ao colocar corpos pesados, como o de um animal, sobre troncos de arvores para transportá-lo este deslocamento tornava-se muito mais eficiente. Ao longo do tempo. Ao longo do tempo, a roda sofreu muitas modificações, sendo inclusive introduzida como peça fundamental para o funcionamento de outras máquinas.

Quando uma caixa é empurrada sobre uma superfície qualquer. O atrito entre a caixa e a superfície oferecerá resistência ao movimento. Nesse caso, a força necessária para que a caixa se movimente, a força potente, deverá ter grande intensidade.

Ao colocar uma roda na caixa não será necessária que a força resistente seja intensa. Dessa forma, a roda pode ser interpretada como uma alavanca inter-resistente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com