TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Históricos Da Literatura Brasileira

Ensaios: Aspectos Históricos Da Literatura Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A finalidade deste trabalho é discutir sobre a concepção de literatura brasileira e seus aspectos, no intuito de refletir acerca de sua origem, características e abordagens.

Tal análise foi realizada na Faculdade de Itaituba- FAI, no período de agosto a novembro de 2012, sob a orientação da Professora Especialista Mara Nascimento. O estudo foi voltado para a literatura do Brasil seguindo os conteúdos de Afrânio Coutinho, Patrícia Martins & Teresinha de Oliveira Leno, William Roberto Cereja &Thereza Cochar Magalhães e Massaud Moisés.

O presente trabalho objetiva demonstrar que a disciplina de Estudos Históricos da Literatura Brasileira I, propicia um desenvolvimento qualitativo no processo de ensino-aprendizagem para com os acadêmicos da turma, no qual através da discussão sobre a literatura brasileira tende a promover uma assimilação dos conteúdos de forma proveitosa.

O tema em estudo revela diversas opiniões sobre a literatura brasileira, buscando sua origem, definição e considerações sobre suas escolas literárias, no intuito de proporcionar melhor desempenho na disciplina, utilizando uma metodologia que consiste em buscar melhores resultados.

Acredita-se que a disciplina de Estudos Históricos da Literatura Brasileira I, é necessária e importante para a formação dos acadêmicos da turma, já que esta está claramente associada aos mecanismos que serão utilizados pelos discentes futuramente, para a construção de atividades que envolvam a literatura.

A história da literatura tem o compromisso de relacionar acontecimentos do passado e resgatar a cultura da língua portuguesa, estabelecendo contrastes com a atualidade, assim tal proposta visa fazer o melhor uso da literatura, mostrando sua essencialidade e aspectos que estabeleceu com outras literaturas.

1. INTRODUÇÃO A HISTÓRIA LITERÁRIA DO BRASIL

1.1. ORIGEM E CONCEITO DE LITERATURA

Através das pesquisas de estudiosos e historiadores, descobriu-se que a Literatura é anterior à escrita. Por lendas e canções feitas oralmente, não havia um autor especifico, isto é, a literatura era oral, anônima e coletiva. A partir do surgimento da escrita é que a Literatura tomou forma e ganhou a figura do autor.

“A literatura teve sua origem mais ou menos paralela ao surgimento da escrita, há milhares de anos atrás, criada pelo homem com o objetivo de conservar a sua história através de epopeias e lendas, e controlar a natureza, criando-se os mitos e religiões.”(LENO, Teresinha de Oliveira e Patrícia Martins 2005:3)

Segundo LENO & MARTINS (2005:3), a Literatura é uma combinação de palavras com intenção estética, cujos gêneros podem ser classificados como epopeia, teatro e poema. Portanto, pode-se dizer que a Literatura é invenção, e o autor acaba criando sua própria realidade através da imaginação, cultivando-a com situações vividas, sua visão de mundo, seu talento e sua sensibilidade.

A literatura brasileira constitui o conjunto de obras literárias desde o período colonial. Os antigos historiadores literários dividiram-na em colonial e nacional, presumindo que a primeira pertencia à literatura portuguesa e somente a segunda que coincidia com o advento da independência política, sendo de fato brasileira. Entretanto, para poder esclarecer a história literária brasileira, deve-se adotar uma filosofia estética em vez de um critério político, para assim entendê-la com um valor literário.

Sendo assim, após o Quinhentismo que retratava o Brasil Colônia, a literatura do país formou-se por grandes estilos denominados: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo e a atual Literatura Contemporânea Brasileira.

Diante disso, ao longo desta análise serão traçados panoramas da literatura brasileira, enfatizando seus períodos e principais autores, discutindo abordagens e considerando as transformações sofridas com o passar do tempo expressadas na realidade brasileira.

1.2. O QUINHENTISMO

Tendo em vista que o Quinhentismo foi o marco inicial da literatura brasileira, esse período começou em 1500 com a Carta de Pero Vaz de Caminha enviada à D. Manuel I, comunicando a descoberta das terras brasileiras. Vale ressaltar que tal período constituiu-se como uma literatura sobre o Brasil e não como uma literatura de autoria brasileira.

As autoras LENO & MARTINS (2005:161) ainda ressaltam que:

“Nesta época, Portugal desenvolvia a crítica histórica e informativa devido às grandes navegações, conquistas e descobertas ultramarinas. Predominam o desejo de expansão do cristianismo e anseio de conquista e domínio. Entre as quais se enquadram na literatura informativa, fazem parte os textos sobre o Brasil, transmitindo ao europeu informações sobre a terra e da gente que aqui vivia, e as que integram a literatura jesuítica, reunindo os escritos dos jesuítas envolvidos com a catequese.” (LENO &MARTINS, Teresinha de Oliveira e Patrícia 2005: 161)

O Brasil, politicamente dependia de Portugal, mas foi criado por seu povo. E segundo COUTINHO (2003:132), assim como o Brasil, a literatura teve inicio imediato quando o novo homem começou a construir suas imagens em termos da nova realidade, através de inúmeras formas folclóricas e, em fase mais avançada, pelos seus poetas, pregadores e oradores. A existência de um mesmo idioma não impediu a diversificação literária. Assim, por literatura brasileira deve-se entender a produção literária em língua portuguesa que, desde o inicio, no Brasil, exprimiu a alma brasileira. É brasileira porque exprime a experiência brasileira, testemunha o homem brasileiro de todos os tempos.

Partindo desse pressuposto a literatura brasileira percorreu uma linha evolutiva, decorrente das fontes europeias que a influenciaram. No entanto, buscou uma identidade nacional e representativa, através dos anos.

1.3. O BARROCO

O Barroco iniciou-se no Brasil com o poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira, em 1601. Percorreu primeiramente a Bahia e Pernambuco, sedes da grande riqueza da época: a cana – de – açúcar. Neste período, surgiu um dos mais talentosos poetas brasileiros: Gregório de Matos Guerra, conhecido por suas poesias líricas, satíricas e religiosas.

“Gregório de Matos é a máxima expressão na poesia barroca brasileira, fundindo religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e espirituais, em estado de conflito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com