TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura. Alguns aspectos culturais das regiões brasileiras

Seminário: Cultura. Alguns aspectos culturais das regiões brasileiras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  1.732 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura

A Cultura é algo que todos os grupos humanos possuem, ela vem se transformando com o passar do tempo alterando o nosso modo de pensar sobre tudo que nos rodeia.

Uma cultura não pode ser classificada como melhor ou pior, pois, quando uma cultura é julgada estamos usando nossa própria cultura para fazer esses julgamento e chegar ás conclusões sobre o modo de vida de outra sociedade, o que para uma cultura pode ser considerado sagrado para nossa cultura, pode ser banal este ato é conhecido como etnocentrismo, muitas vezes julga-se outras culturas, pois a nossa própria cultura se interioriza e toma parte de nós de modo que se supõe que nossa própria cultura é sempre correta.

A diversidade cultural remete-se aos diferentes costumes de uma sociedade, são alguns deles: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros.

Alguns aspectos culturais das regiões brasileiras.

Região Nordeste

Danças e festas como “Bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, frevo, capoeira, festa de Iemanjá, lavagem da escadarias do Bonfim, literatura de Cordel, trabalhos de rendas são algumas de sua vasta cultura.

Os seus pratos típicos são: carne de sol, peixes, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, canjica, arroz doce, tapioca, cocada, entre tanto outros.

Região Sudeste

Festa do divino, festejos de Páscoa e dos Santos Padroeiros, peão de boiadeiro, samba de lenço, folia de reis são apenas alguns exemplos.

A culinária tem uma forte influencia do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Alguns em destaque: moqueca capixaba, feijão tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, virado á paulista , cuscuz paulista, pizza e etc.

Região Sul

Sua cultura tem aspectos dos imigrantes portugueses, espanhóis e principalmente alemães e italianos. Suas festas de destaque são: Festa da Uva, e a Oktoberfest, festa de Nossa Senhora dos Navegantes, boi na vara.

A culinária: churrasco, chimarrão, camarão, marreco assado, barreado, vinho.

Região Norte

As duas maiores festas populares são o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins, boi-bumbá é uma das festas mais conhecidas do país, tem também o carimbo, o congo, festa dos reis, entre outras.

Alguns dos alimentos típicos: tacada, jumbu, camarão seco, pimenta de cheiro.

Região Centro – Oeste

Sua cultura é bem diversificada, recebem contribuições dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. Suas manifestações culturais: cavalhada e o fogaréu, o cururu, etc.

Suas comidas típicas: arroz com pequi, sopa paraguaia, pamonha, peixes do Pantanal como: pintado, pacu, dourado entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com