TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Portugues

Por:   •  24/5/2019  •  Dissertação  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

e: Marina de Jesus Tosta

RGM: 17521980

Título: Educação é a resposta

Texto resposta:

Lya Luft estava certa ao dizer que alfabetizado não é aquele que assina seu nome, mas quem assina um documento que leu e compreendeu. Desenvolvendo assim sua autoria em pensar, refletir e se expressar. O privilégio da educação de qualidade deve ser democrático, mas ainda não é para todos. A educação está defasada. Como Lya declarou que investir na educação criará mais oportunidades de trabalho e saúde.

A razão para esse fracasso no sistema educacional são variadas, como: escola de baixa qualidade, trabalho precoce, despreparo da rede de ensino para lhe dar com essa população e principalmente da própria pessoa em questão, onde pode haver desinteresse pela leitura e dedicação. Uma geração onde pessoas são incapazes de produzir simples textos ou redações, onde ler se torna algo cansativo.

Alfabetização e letramento são processos distintos que se complementam, antes de aprender a escrever é necessário aprender a ler. Sendo assim, é ambos são importantes para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita.

A alfabetização na perspectiva do letramento inclui uma segunda dimensão, a da inserção do aprendiz nas práticas de leitura e escrita. Tal dimensão é que pode garantir que as crianças, os jovens e os adultos do campo consigam fazer uso real da leitura e da escrita, em seu cotidiano, nas diferentes situações políticas e sociais.

Unidade: 1

Nome: Marina de Jesus Tosta

RGM: 17521980

Título: Principais características de um professor ideal, um aluno ideal, uma escola ideal, um livro ideal e um plano de ensino ideal.

Texto resposta:

a) Um professor ideal é aquele que ensina para a vida, que aos alunos dá a liberdade para pensar e mostrar seus conhecimentos, que faz com que eles aprendam a analisar criticamente a realidade, pense e forme opiniões, não se acomoda, mas incentiva seus alunos a gostarem de estudar.

b) Apesar de cada aluno ter sua personalidade própria, e aprender de maneiras diferentes, um aluno ideal é aquele que nunca leva dúvidas para casa, ele se dedica ao máximo não pela nota mas, pelo conhecimento que aquela tarefa poderá lhe proporcionar.

c) Uma escola ideal é aquela que faz o aluno crescer, pensar por si e ser mais crítico, onde é preciso de uma estrutura que os alunos se sintam confortáveis para estudar e fazer suas atividades – tanto fisicamente – quanto nas relações interpessoais (de respeito as regras de convivência) uma escola onde traz mudança, não só no ambiente escolar, mas também na sociedade.

d) Um livro ideal se destaca pelo seu surpreendente conteúdo, onde seus ensinamentos cativam tanto o aluno quanto o professor, um conteúdo completo e ensinável, faz da pessoa que lê um verdadeiro aprendiz, o livro ideal seria aquele que em suas palavras e números são específicos para cada idade, trazendo assim, um ensinamento mais completo para o estudante, o livro ideal também é aquele que chama a atenção pelo conteúdo e não somente pela capa.

e) Um plano de ensino ideal é aquele na qual o professor separa e dedica seu tempo pra faze-lo. Um plano de ensino ideal é aquele que vai ajudar e direcionar o professor a dirigir suas aulas durante o ano letivo, fornecendo dentro deste plano de ensino, estratégias e recursos que farão de suas aulas mais dinâmicas. É quando o professor observa se o seu plano está atendendo as necessidades dos alunos. Um plano de ensino ideal é aquele que beneficia o aluno quanto a docência.

Bibliografia

Material Teórico da disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com