TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva

Exames: Atividade Reflexiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade no Laboratório clínico

O constante processo tecnológico na área laboratorial tem possibilitado o aumento dos números e tipos de amostras de analises, possibilitando a importância do laboratoriona decisão medica e na tomada de condutas terapêuticas.

O que se aumenta a elevação dos custos no laboratório é a não adequação do exame ao seu principal objetivo. Um exame é correto quando é claramente indicado, sem grandes custos e disponível para as pessoas a que se destina. Ao realizar o exame é necessário a avaliação da quantidade que gastará e seus benefícios para o diagnostico e tratamento, porém, o exame pode ter valores desnecessários, além de aumentar o risco de resultados falsos, assim levando a outros exames procedidos e aumentando mais ainda o seu custo.

O exame dividi-se em três etapas: fase pré-analitica, analítica e pós analítica. A fase pré analítica e a pós estão relacionadas as execuções dos exames. A fase pré analítica é a indicação do exame realizado pelo médico para o paciente, Coleta, transporte e recepção das amostras adequadas ao exame, quando não

são de responsabilidade do laboratório, também podem estar incluidas.

A fase pós analítica refere-se a indicação do resultado do exame do medico ao paciente.

Indicadores laboratoriais

Os indicadores são uma forma de informar a qualidade ou quantidade, associado a um processo ou resultado, sendo possível indicar as mudanças durante o tempo e verificar ou definir objetivos ou utiliza lo para determinadas ações, São também, medidas numericas de erros em relação aos acertos.Um processo é somente considerado satisfatório se estiver dentro dos limites estabelecidos pelos indicadores. O intuito não é apontar respostas mais sim indicar problemas.

Durante a fase pré analítica precisasse de maior atenção nos aspectos de orientações ao paciente sobre como será realizado a coleta, identificação correta do paciente, informações sobre o paciente, o transporte de amostras biológicas, centrifugação e aliquotagem das amostras, coletas de tubo errado.

Grande parte dos problemas laboratórios referência a erros na fase pré analítica.

A fase analítica é a etapa de execução do teste no laboratório, a qual é monitorada pelo controle interno da qualidade, pois é uma forma de assegurar a realização dos testes.

A fase pós analítica começa no ambiente do laboratório clinico e se enquadra nos processos de validação e liberação de laudos e se encerra após o medico receber o exame, dando continuidade pela interpretação e decisões através dos resultados.

Erros ainda contribuem nesta fase tais como erros de digitação ou pelo não comprimento do prazo de entrada, porém com o desenvolvimento da tecnologia da informação tem ajudado muito para que índices de erros nesta fase diminua.

Deve ser verificado outro requisito, o tempo total de liberação de resultados, principalmente para exames que o tempo d liberação influencia diretamente na decisão clinica ou quando há resultados clínicos que devem ser apresentados com rapidez.

Os indicadores de qualidade na área de medicina laboratorial são ainda um tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com