TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre A Língua Portuguesa

Por:   •  31/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Atividade

  1. A linguagem e a língua, apesar de inter-relacionadas, são diferentes uma da outra. Defina linguagem, língua e fala.

Linguagem, língua e fala são três conceitos inseparáveis dentro do processo comunicativo, mas se usadas individualmente teremos definições diferentes.

         Linguagem - é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações. Temos dois tipos de linguagem: linguagem verbal, recorrendo a palavras como forma de comunicação, linguagem não verbal, utilizando outros meios comunicativos, como gestos, sons, imagens.

 Língua - é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica.

Fala - é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões. A fala segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala. 

  1.  O estruturalismo — corrente que tem como ponto de partida as ideias de Saussure. Relate quais são as dicotomias de Saussure explicando cada uma delas.

São quatro as dicotomias Saussureanas: 

Significante /significado – significante é a imagem acústica de algo, a parte material. Ou seja, Significado: conceito ou ideia; (ii) Significante: elemento sensível ou plano de expressão.

 língua/fala – Língua é o sistema, é o conjunto de signos de que uma comunidade se vale para se comunicar e também as regras que delimitam esse conjunto. Já a fala é individual e a escolha de cada um.

sintagma/paradigma – Paradigma é o conjunto de componentes do qual pode se valer para compor seu enunciado e sintagma é a sua escolha.

sincronia/diacronia – Sincronia e o estudo do recorte e Dicrotonia é a analise do tempo. Então os estudos dessa dicotomia esta relacionados com o tempo.

  1. Exponha de acordo com o seu conhecimento a Teoria Inatista de Chomsky.

     E uma pressuposto que diz que o conhecimento do homem é de característica inata, que já nasce com ele, Chomsky defende que todas as qualidades e capacidades básicas de conhecimento do ser humano já estariam presentes na pessoa desde o seu nascimento.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com