TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Sobre Os Descritores De Língua Portuguesa - Ensino Médio

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Sobre Os Descritores De Língua Portuguesa - Ensino Médio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  5.300 Visualizações

Página 1 de 10

Colégio Estadual Antenor Padilha

Ivolândia-Goiás

Disciplina: Língua Portuguesa

Professor: Hilton Cézar de Rezende

Turma: 2ª série

Aluno (a): _____________________________________________________________

ATIVIDADES TRABALHANDO OS DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

A língua está viva

Ivana Traversim

Na gramática, como muitos sabem e outros nem tanto, existe a exceção da exceção. Isso não quer dizer que vale tudo na hora de falar ou escrever. Há normas sobre as quais não podemos passar, mas existem também as preferências de de¬terminado autor – regras que não são regras, apenas opções. De vez em quando aparece alguém querendo fazer dessas escolhas uma regra. Geralmente são os que não estão bem inteirados da língua e buscam soluções rápidas nos guias práticos de redação. Nada contra. O problema é julgar inquestionáveis as informações que es¬ses manuais contêm, esquecendo-se de que eles estão, na maioria dos casos, sendo práticos – deixando para as gramáticas a explicação dos fundamentos da língua portuguesa.

(...)

Com informação, vocabulário e o auxílio da gramática, você tem plenas condições de escrever um bom texto. Mas, antes de se aventurar, considere quem vai ler o que você escreveu. A galera da faculdade, o pessoal da empresa ou a turma da balada? As linguagens são diferentes.

Afinal, a língua está viva, renovando-se sem parar, circulando em todos os lu¬gares, em todos os momentos do seu dia. Estar antenado, ir no embalo, baixar um arquivo, clicar no ícone – mais que expressões – são maneiras de se inserir num grupo, de socializar-se.

(Você S/A, jun. 2003.)

1. (D8) A tese da dinamicidade da língua comprova-se pelo fato de que

(A) as regras gramaticais podem transformar-se em exceção.

(B) a gramática permite que as regras se tornem opções.

(C) a língua se manifesta em variados contextos e situações.

(D) os manuais de redação são práticos para criar ideias.

(E) é possível buscar soluções praticas na hora de escrever

Animais no espaço

Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas.

Os russos já usaram cachorros em suas experiências. Eles têm o sistema cardíaco parecido com o dos seres humanos. Estudando o que acontece com eles, os cientistas descobrem quais problemas podem acontecer com as pessoas.

A cadela Laika, tripulante da Sputnik-2, foi o primeiro ser vivo a ir ao espao, em novembro de 1957, quatro anos antes do primeiro homem, o astronauta Gagarin.

Os norte-americanos gostam de fazer experiências científicas espaciais com macacos, pois o corpo deles se parece com o humano. O chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do que as outras espécies de macacos. Ele aprende a comer alimentos sintéticos e não se incomoda com a roupa espacial.

Além disso, os macacos são treinados e podem fazer tarefas a bordo, como acionar os comandos das naves, quando as luzes coloridas acendem no painel, por exemplo.

Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço, em novembro de 1961, a bordo da nave Mercury/Atlas 5. A nave de Enos teve problemas, mas ele voltou são e salvo, depois de ter trabalhado direitinho. Seu único erro foi ter comido muito depressa as pastilhas de banana durante as refeições.

(Folha de São Paulo, 26 de janeiro de 1996)

2. (D9) Entre as informações do texto acima, uma das principais é que

(A) o chimpanzé mais famoso viajou para o espaço a bordo da Mercury-Atlas 5.

(B) os cientistas descobrem problemas que podem acontecer com as pessoas.

(C) a cadela Laika viajou ao espaço quatro anos depois de Gagarin.

(D) a viagem do mais famoso macaco para o espaço aconteceu em 1961.

(E) na nave espacial serviam pastilhas de banana durante as refeições.

A culpa é do dono?

A reportagem “Eles estão soltos” (17 de janeiro), sobre os cães da raça pit bull que passeiam livremente pelas praias cariocas, deixou leitores indignados com a defesa que seus criadores fazem de seus animais. Um deles dizia que os cães só se tornam agressivos quando algum movimento os assusta. Sandro Megale Pizzo, de São Carlos, retruca que é difícil saber quais de nossos movimentos “assustariam” um pit bull. De Siegen, na Alemanha, a leitora Regina Castro Schaefer diz que pergunta a si mesma que tipo de gente pode ter como animal de estimação um cachorro que é capaz de matar e desfigurar pessoas.

Veja, Abril. 28/2/2001.

3. (D17) O que sugere o uso de aspas na palavra “assustariam”?

(A) raiva.

(B) ironia.

(C) medo.

(D) insegurança.

(E) ignorância.

Leite

Vocês que tem mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...)

Mas vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que e vaca. Nem o que e leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite. Leite em pacote imagina Tereza! . Na porta dos fundos e estava escrito que e pasteurizado ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, e garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.

Será que isso e mesmo leite? No dicionário diz que leite e outra coisa: gliquido branco, contendo água, proteína, açúcar e sais minerais”. Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa ha mais de 5.000 mil anos. E o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve para fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha (...) O leite e só leite. Ou toma ou bota fora.

Esse aqui examinando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com