TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Letras

Casos: Atps De Letras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema de Ensino da Finlândia - A tão sonhada educação gratuita e de qualidade é realidade na Finlândia. . Em um sistema em que a escola é obrigatória, cerca de 540 mil alunos estudam por nove anos, desde os sete, nas chamadas escolas secundárias. Antes disso, a escola é voluntária, mas quase todos os pais usam desse direito. Praticamente 100% dos jovens completam o período exigido, e 98% estudam em escolas públicas.

Os segredos da educação na Finlândia são vários e estão inseridos em uma conjuntura histórica e cultural que deve ser levada em conta. No entanto, o próprio Ministério da Educação e Cultura indica o caminho que pode ser seguido em qualquer país: um sistema educacional uniforme, professores altamente competentes e autonomia para as escolas.

. A profissão de professor é historicamente respeitada e valorizada. Em 1921, foi definido que independente da classe social, todos tinham direito à escola. Há quase quatro décadas foi implementado o estudo compulsório e desde então é exigido o grau de mestre para professores.

. Ela destaca a importância dada às aulas de reforço. Grupos de alunos que não conseguem acompanhar as aulas vão sendo reintegrados às classes com o apoio de um professor treinado especialmente para isso, durante até dois anos. As dificuldades são identificadas logo no início, mesmo na escola primária, e trabalhadas. O esforço em incluir esses alunos é fator decisivo na hora do Pisa.

As instituições de ensino devem ser próximas das casas das crianças, caso contrário há transporte disponível. O professor destaca também o bom investimento em saúde, com psicólogos escolares, assistentes sociais e enfermeiros disponíveis.

. Dois fatores contribuem para isso: a autonomia dos professores e a sua valorização. O investimento e a preocupação em formar bons professores ajudam a colocar a Finlândia no topo do Pisa, mas a educação não é papel só da escola. Segundo Silvia, o contexto social e cultural do país faz da escola complemento e apoio do que a criança já traz consigo de casa.

Sistema de Ensino na Inglaterra - ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

A escolaridade obrigatória começa aos cinco anos, no ano em que a criança completa 5, e termina aos 16 anos. Em 2013 será extendida até aos 17 e 2014 até aos 18 anos.

Durante a escolaridade obrigatória não há retenções (chumbos), ou seja, os alunos frequentam o ano de acordo com a sua idade e vão progredindo.

ESCOLA PRIMÁRIA

A primária começa com a “Reception” (pré-primária) e vai até ao sexto ano (10/11 anos). Aqui as turmas são constituidas em média por 25 alunos, uma professora e uma auxiliar. Há escolas que dividem a primária em Infant School (da Reception até ao segundo ano) e Junior School (do 3º até ao 6º).

As disciplinas principais são: Inglês, Matemática, Ciências, Música, Educação Fisica, História, Geografia, Tecnologias da Informação, Cidadia, Língua Estrangeira (varia consoante a escola, mas as mais comuns são o francês, espanhol, alemão), Arte, Educação pessoal, social e para saúde, Tecnologia e Design, Religião (normalmente são abordadas várias religiões e crenças).

ESCOLA SECUNDÁRIA

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com