TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fonética E Fonologia

Exames: Atps Fonética E Fonologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A Linguística pode ser definida como o estudo científico da estrutura da língua. Ela

Reúne estudos em diversos campos, dentre eles, a Sintaxe, a Morfologia, a Semântica,

que se preocupam com unidades maiores, e a Fonologia que se volta para as unidades

linguísticas menores. Ao lado da Fonologia, que visa ao estudo sistemático dos sons,

temos a Fonética, que se volta para a produção, propagação e percepção dos sons.

Os estudos fonéticos e fonológicos têm sua origem em momentos distintos. Os

estudos fonéticos foram preocupação dos estudiosos da língua muito antes do século XX; já a Fonologia tem sua origem com os estudos do Círculo de Praga, no início do século XX, por isso que muitos trabalhos realizados no início daquele século não tem limites definidos. Embora tenham objetos de estudo diferenciados, estes dois campos de estudo são interdependentes.

Articulador Ativo e articulador passivo

Para a produção dos sons, os órgãos do sistema articulatório se dividem em passivos e ativos. Suas funções se relacionam principalmente com o ato de comer e podemos salientar: morder, mastigar, sentir o paladar, cheirar, sugar, engolir. Os articuladores ativos são os que se movimentam em direção ao passivo modificando a configuração do trato vocal. São: lábio inferior (que modifica a cavidade oral), língua (que modifica a cavidade oral), véu palatino ( que modifica a cavidade nasal), e cordas vocais( que modificam a cavidade faringal). Recebem essa denominação devido ao seu papel ativo (no sentido de movimento) na articulação consonantal.

Articuladores passivos: localizam-se na mandíbula superior – lábio superior, dentes superiores, céu da boca - que se divide em alvéolos, palato duro, palato mole ou véu palatino e úvula.

Lugar da articulação Articulador Ativo Articulador Passivo

Bilabial Lábio Inferior Lábio Superior

Dental Ápice da língua ou lâmina (parte superior da língua) Dentes Incisivos Superiores

Alveopalatal Ápice da língua ou lâmina (parte superior da língua) Parte medial do Palato duro

Palatal Parte Superior da língua Parte Final do Palato duro

Labiodental Lábio Inferior Dentes Incisivos

Velar Parte Superior da Língua Véu palatino ou Palato Mole

Produção das Consoantes e Vogais

• Diferença entre consoantes vozeadas e surdas:

As vogais são letras que se pronunciam sem auxílio de outra letra e classificam-se em: quanto à zona de articulação, quanto ao timbre, quanto ao papel da boca e do nariz e quanto à intensidade. As consoantes (com=junto; soante= que soa) são as letras que podem soar com o auxílio de uma vogal. Consoantes surdas (ou desvozeadas): São as consoantes pronunciadas sem que as cordas vocais sejam postas em vibração. São surdas as seguintes consoantes em português: f, k, p, c, s, t, x, ch.

Consoantes sonoras (ou vozeadas): São as consoantes pronunciadas com a vibração das cordas vocais. São sonoras as seguintes consoantes em português: b, d, g, j, l, lh, m, n, nh, r, v, z.

• Diferentes sons da consoante “r” que temos no Brasil:

Vibrantes, quando a ponta da língua mantém com os alvéolos contato intermitente, o que acarreta um movimento vibratório rápido abrindo e fechando a passagem à corrente respiratória./R//RR/.

Sonoras, quando são produzidas por vibração das cordas vocais. (/B/ - /D/ - /G/ - /V/ - /Z/ - /J/ - /L/ - /LH/ - /R/ - /RR/ - /M/ - /N/ - /NH/ - ).

Constritivas, quando há um abrandamento, ou seja, o fechamento não total.

• Sob o ponto de vista articulatório, ou seja, do funcionamento do aparelho fonador para a produção dos sons, o que define consoantes de vogais? A partir dessa definição, pronunciar as vogais “a” e “i” e classifica-las de acordo com a altura da posição da língua. Qual será a vogal baixa e a vogal alta?

Como funciona o aparelho fonador: o ar sai dos pulmões, penetra na traqueia e chega até a laringe, o ar passa pela laringe, onde se modifica ao passar pelas chamadas pregas vocais (ou cordas vocais). Quando as pregas vocais estão aproximadas, vibram a passagem do ar, produzindo sons que são chamados de surdos. Ao sair da laringe, o ar passa pela faringe, podendo sair pela boca ou pelo nariz. Os sons que saem pela boca chamamos de “orais” e aqueles que saem pelo nariz chamamos de “nasais”. Os sons que passam pela cavidade bucal, podem ser produzidos de várias maneiras. A posição da língua e a posição dos lábios interferem na produção dos sons.

Como a língua é um órgão de grande mobilidade, pode tocar o palato e os dentes de diversas formas para modificar o som que vem da faringe.

As vogais, embora usemos apenas cinco letras para representa-las, temos doze fonemas vocálicos. As vogais em português podem ser orais ou nasais. As orais (produzidas quando o ar sai pela boca sem obstáculos),são exemplos de fonemas: /a/ bala /e/ selo /é/ café /i/livro /o/ ovo /ó/mola /u/musgo.

Em relação a vogal baixa e a alta, podemos perceber que a nomenclatura Gramatical Brasileira não levou em conta a elevação da língua, sob este aspecto se classificam em: Vogal baixa - /a, vogais médias - /é/, /ó/, /ê/, /ô/, vogais altas - /i/, /u/.

Variações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com