TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Leitura E Produção De Sentido

Artigo: Atps Leitura E Produção De Sentido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O referido trabalho de Leitura e Produção de Texto especifica estimular a compreensão dos sentidos de leitura, entender as estratégias e pluralidade de um texto.

Os conceitos de leitura ampliando a visão e o conhecimento em relação aos diferentes gêneros textuais que compõe o nosso dia a dia.

1.Leitura e os sentidos do texto

1.1 Concepção de leitura:

É a inferência do leitor, onde o conhecimento vivenciado faz com que ele compreenda a representação mental do produtor.

1.2Estratégias de leitura:

Ajuda o leitor a aplicar seu conhecimento antecipado, a realizar inferências para compreender o texto e identificar e esclarecer o que se entende.

1.3Leitura e produção de sentidos:

É a diligência encaminhada por nosso conhecimento sociocognitivo, ou seja, tudo que está ao nosso redor, por outro ângulo devemos contemplar a materialidade linguística do texto, onde construímos a interação entre autor texto leitor.

Nós compreendemos que a concepção de leitura é um exercício que se leva em conta o conhecimento do leitor. E explora do leitor a noção da língua escrita, para poder interpretar o texto que ele se apresenta.

As estratégias de leitura são as maneiras executadas pelo leitor para interpretar os dados fornecidos de um texto. Às vezes nem todos compreende o conhecimento da mesma maneira.

Entretanto existem algumas estratégias de leitura.

Todavia com a leitura e produção de sentido conseguimos ter uma compreensão antecipada; pois com nossa inferência de vida, alcançamos a interpretação de um determinado tipo de texto, onde ocorre diferentes sentido em apenas uma única leitura.

2.Gêneros textuais e mecanismo de coesão

Os gêneros são compostos por sequências diferenciadas denominadas tipos textuais. Contudo, devemos ter em mente que gênero não se confunde com a noção de tipo. Os tipos textuais estão constituídos em sequências linguísticas ou sequências de enunciados e não textos empíricos. Praticamente os tipos textuais são estabelecidos como narrativos, descritivos, argumentativos, expositivos ou injuntivos que são utilizadas como formas de organizar a linguagem. Logo, os gêneros textuais estão consequentemente ligados às situações cotidianas de comunicação, valorizando os relacionamentos interpessoais por meio de troca de informações. Por mais mutáveis e flexíveis que os gêneros possam ser eles necessitam de certa estabilidade para se tornarem reconhecidos socialmente e é por essa razão que o autor denomina os gêneros como tipos relativamente estáveis de enunciados.

• Notícia

• E mail

• Poema

• Carta

• Anúncios

• Bulas

• Crônicas

• Contos de fadas

• Panfletos

• Revistas

2.1 GÊNERO TEXTUAL

2.1.1Notícia: resumo de um acontecimento, uma informação, que é divulgada por: jornal, revista, televisão entre outros meios de comunicação.

A LEI CONTRA CRIMES NA INTERNET REPRESENTA UM AVANÇO

Análise do texto: A lei contra o crime na internet teve um grande significado de avanço nas leis penais, pois estávamos completamente desprotegidos contra usuários da rede com más intenções. Com o surgimento da internet facilitou-se muito a vida das pessoas, no entanto hoje as pessoas nem precisam sair de casa para comprar algo que necessitam. Mas atrás de toda essa tecnologia há pessoas mal intencionadas, e sites não seguros que pode nos prejudicar. Com essa lei de crime de internet aprovada, nós teremos mais segurança contra qualquer transtorno que nos for causado. ( Anexo I Revista Época 05/11/2012, página 12 ).

2.1.2 Entrevista: Comentário dado a um jornalista para divulgação de um jornal, revista, televisão entre outros.

ENTREVISTA COM JEAN WYLLYS-

Análise do texto: O texto é uma entrevista com Jean Wyllys, hoje deputado federal que luta para defender os direitos humanos e a comunidade LGBT, após dois anos percebeu que é uma luta diária. Jean defende muitos assuntos polêmicos como: aborto, homofobia e a regulamentação de algumas drogas dizem que os mais odiados são os homossexuais, há os radicais evangélicos e os conservadores laicos homofóbicos que jamais o apoiam. Em seguida vem o aborto e a legislação das drogas. Jean afirma que mais o decepciona no congresso é lidar com a estupidez de muitos deputados.( AnexoII Revista Super Interessante 20/03/2013 página 13).

2.1.3 Propaganda: Divulgação de ideias, fatos, publicidade de um determinado produto.

PROPAGANDA LILICA REPILICA

Análise do texto: A propaganda mostra a coleção de inverno de uma linha infantil Lilica Repilíca. ( Anexo III Revista Veja, 20/03/2013 página 14)

2.1.4 Manchete: enunciado com letras grandes para chamar a atenção do leitor.

MANCHETE PAPA FRANCISCO

Análise do texto: essa manchete relata a eleição do novo Papa da igreja Católica. (Anexo IV Revista Veja 20/03/2013 página 15)

2.1.5Opinião do leitor: espaço dedicado ao leitor para elogios, criticas e sugestões.

OPINIÃO DO LEITOR REVISTA SUPER INTERESSANTE

Análise do texto: traz-nos a imagem da edição anterior da Super Interessante onde duas leitoras descrevem o fascínio da matéria “ O mundo secreto do inconsciente.”( Anexo V Revista Super Interessante 20/03/2013 página 16).

3.ELEMENTOS COESIVOS DO TEXTO

A coesão pode ser entendida como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com