TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Leitura E Produção De Texto

Dissertações: Atps Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  3.113 Palavras (13 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 13

A leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, seus conhecimentos e sua comunicação com seus semelhantes.

Para o professor despertar no aluno o desejo e o prazer pela leitura é um grande desafio.

A leitura é uma atividade universalmente conhecida e praticada por todos. Embora esta prática não seja igual para todos.

Na busca da prática da leitura, no passado, encontramos as bibliotecas que apenas visavam formar leitores, exercitando uma leitura de forma rebuscada na escola. Os livros mais propostos a leitura eram as enciclopédias que ensinavam os alunos nas diversas áreas da ciência da história, geografia, etc. Posteriormente os modelos escolhidos pelos professores eram os livros cívicos, com ensinamentos morais e cíveis.

Observa-se que a educação nas escolas preocupava-se com uma leitura técnica, de interesse próprio do professor, sem dar ao aluno o direito de escolha a uma leitura do seu próprio interesse.

Monteiro Lobato em 1921, escreveu um livro chamado Narizinho Arrebitado, inovando a leitura e provocando o prazer de ler.

A partir daí no século XX, foram realizadas reformas educacionais que deram a liberdade aos alunos de participarem, serem mais criativos e os professores menos autoritários.

O livro passou a ser considerado um instrumento de consulta, pesquisa e finalmente recreação e divertimento.

Muitas vezes, no dia de hoje existem pessoas que tem como desejo e lazer, ler um livro.

Devemos provocar em nossos alunos exatamente o desejo e o prazer em ler um livro, um texto, etc.

As escolas devem propiciar aos seus alunos uma biblioteca nova, de classe, com os mais diferentes gêneros de leitura, onde os próprios alunos tenham a oportunidade de fazerem parte da sua montagem ou acrescentando obras que achassem interessantes. Uma biblioteca que não tenha o modelo tradicional ultrapassado, com livros alinhados, alunos com uma postura reta na cadeira, sem poder falar e de preferência sem ler em voz alta.

- Quem não esteve numa biblioteca de alguma escola?

Sabemos que não podemos se quer conversar com os colegas, muito cuidado com os livros e supervisionados por uma professora.

Essas práticas de ensino que envolve a leitura precisa ainda sofrer grandes modificações nas escolas.

Os alunos precisam de uma biblioteca de classe que os permita ler, escrever, deixá-los livres para discutirem os temas e refleti-los. A escrita e a leitura fazem parte uma da outra, o aluno que tem o hábito de ler, automaticamente terá prazer em escrever.

Os professores devem vencer os desafios relacionados à leitura e investir como prática pedagógica escolar, na biblioteca de classe. Ela deve conter um vasto número de livros, uma grande diversidade de leituras onde o aluno possa também escolher sua leitura pelo gosto por ela e não apenas pela necessidade de aprender conteúdos, mas despertada pelo seu próprio interesse pelo tema e seu desejo pessoal e não só pelo grupo ou pela obrigatoriedade escolar. O professor deve ser criativo referente aos métodos de leitura, propondo aos alunos a criação de textos próprios e individuais, praticarem a leitura livre, o exercício da leitura em voz alta na sala de aula é importante para o treinamento da leitura.

Um método fundamental é a interpretação de texto, onde cada aluno interpreta de acordo com a sua imaginação e ao mesmo tempo estimula a escrever e criar seus próprios textos e obras. Também consideramos importante acrescentar ao espaço da biblioteca de classe, revistas, gibis, recortes de jornais trazidos por eles, de seu interesse pessoal, poesias e vídeos. Desta forma se sentirão mais a vontade no espaço que se tornará em um ambiente familiar, de conhecimento, mas também prazeroso e até mesmo de lazer.

Este espaço será com certeza, de interação, discussão com trocas de idéias alegre reflexivo, interessante e não aquele espaço sério, conservador, de livros esquecidos nas prateleiras.

Certamente esta prática contribuirá para que o aluno se envolva de tal maneira que a leitura fará parte do seu dia a dia, mesmo fora do espaço escolar, transformando os seus conhecimentos, preparando-o para ser um cidadão crítico e expressivo na preparação do seu futuro.

Relatório dos Gêneros Textuais ou Discursivos Presentes na Revista Veja.abril.com.br

A revista Veja caracteriza-se especialmente pelo gênero textual que envolve a notícia, repleta de artigos de opinião, constando acontecimentos de ordem política, econômica, social e cultural.

Também constam na revista gêneros como poesia, charge, música, anúncios e outros.

Referente ao gênero textual notícia, possui um estilo de comunicação formal, dirigida especificamente a um grupo privilegiado social, econômica e culturalmente.

A reportagem sobre a Presidente Dilma é própria de um artigo de opinião que relata a queda na popularidade de Dilma como um alerta para as eleições de 2014.

O tipo textual usado é uma argumentação que refere à expressiva votação da Presidente na eleição passada sendo a sua primeira candidatura e a dificuldade de lutar contra a inflação e neutralizar seus adversários para a próxima eleição.

Outra notícia que chamou-nos a nossa atenção foi referente ao manifesto em São Paulo em razão do aumento da passagem de ônibus.

O tipo textual usado nesta notícia é a descrição, descrevendo a reunião agendada com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e os líderes do movimento posse livre e a ação policial na marcha desta quinta-feira depois que um grupo de manifestantes quebrou o acordo que estabelecia um trajeto para a passeata distante da paulista.

A revista constou também com anúncios, como gênero textual. Como exemplo:

O anúncio do filme ‘‘Um Lugar Chamado Nothing Hill’’, que conta a divertida história de Will, dono de uma livraria especializada em guias de viagem na pacata cidade do Nothing Hill. O gênero textual envolve humor.

Anotamos também uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com