TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Leitura E Produção De Texto

Trabalho Escolar: Atps Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Leitura e os sentidos do texto

Após a analise do material relacionado ao assunto ficou compreendido pelo grupo que além de ficar mais informado a leitura melhora a escrita e a nossa capacidade de argumentação , a interpretação da leitura depende do ponto de vista de cada leitor ,um exemplo mais antigo que temos sobre diferentes interpretações de texto refere-se á Bíblia que até hoje provoca diferentes interpretações dentro de várias religiões que existem.

Concepção de leitura seconsisteno foco no autor, onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento das intenções do autor; o foco no texto, sendo ele valorizado como estrutura, o código a ser decodificado pelo leitor, cabendo a ele o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto; o foco no leitor quando o leitor é o foco central da leitura; o foco na interação autor-texto-leitor em que os sujeitos se constroem e são construídos no texto, através de uma interação É o entendimento do leitor, onde ele realiza o trabalho de compreensão e interpretação do texto a partir dos seus objetivos e de seu entendimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo que se sabe pela linguagem.. também consiste em três perguntas Chaves: O que é ler? Ler é a forma como se interpreta um conjunto de informações. Para que ler? A Leitura ti ajuda na sua fala pois aumenta o seu vocabulário. Como Ler? Ler requer atenção e foco na leitura, sempre respeitando tanto sua pontuação (Virgula, paragrafo, pontos, etc) quanto sua acentuação (acento, agudo, circunflexo, etc) para entender de modo correto a idéia que o autor passa .Com essas informações obtemos a ideia do que é concepção de leitura.

Estratégia de leitura são formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão de leitura e auxiliar nos estudos, porque cada pessoa assimila o conhecimento de forma e ritmo diferente. Existemseis tipos de estratégias para promover a leitura de maneira prática, incentivadora emotivadora para despertar o interesse no leitor. Predição: prever fatos ou conteúdosutilizando; Pensar em voz alta: verbalizar seu pensamentoenquanto lê; Análise de estrutura textual: aprender a usar as características do texto; Representação visual do texto: entender, organizar e lembrar palavras lidas paraformar uma imagem mental do conteúdo; Resumir: selecionar e destacarinformações mais importantes, facilitando a compreensãodo texto;Questionar o texto: entender, refletir e elaborar questões sobre o conteúdo lido.Essas estratégias devem ser utilizadas em três momentos, sendo eles, antes para analisedo texto, (titulo, figuras), durante para compreensão de mensagens edepois para rever, refletir e discutir o conteúdo.

Leitura e produção de sentido Compreendem- se que leitura e produção de sentido é a compreensão e interpretação do leitor em cima de um texto escrito, uma imagem ou propaganda e é através do gênero textual que compreendemos e damos sentidos ao texto. Devemos considerar os diferentes conhecimentos de um leitor para o outro, pois é através destes conhecimentos que os leitores produzem vários sentimos diferentes em Cima do mesmo texto.

ETAPA 2

Definições de alguns Gêneros textuais 

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos

1-Histórias em quadrinhos - é uma produção composta por imagens e, geralmente, palavras, as quais aparecem dentro de balões. É formada por quadros organizados em sequência.

2-Cartum – é um gênero textual humorístico que usa a linguagem não –verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente, retrata situações que poderiam acontecer em qualquer tempo ou lugar.

3-Cartaz- é um gênero textual que serve para informar ou convencer as pessoas sobre determinado assunto. É produzido para ser fixado em paredes ou outros suportes. Apresenta, em geral, imagem, título, texto, e uma linguagem simples e atraente.

4-Fabulas- é uma narrativa cujos personagens são animais. Expressa uma mensagem moralizante, que pode vir expressa no final.

5-Lenda- é uma narrativa popular cujos personagens são seres fantásticos, irreais. Em geral, tenta explicar a origem de um povo, de um fenômeno da natureza ou de uma criatura imaginaria.

6-Notícia- é um gênero textual do cotidiano jornalístico cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com simplicidade, concisão e precisão.

7- Anúncio publicitário - é uma produção composta em geral, de imagem e texto cuja finalidade é promover um produto e estimular sua venda ou aceitação.

8-Entrevista- é um gênero textual cuja finalidade é obter opiniões de uma pessoa a respeito e um assunto e divulgar informações sobre a vida pessoal ou profissional dela.

9-Adivinha-são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertirem.

10-Abaixo- assinado- é um gênero textual com características argumentativas, em que um grupo de pessoas faz uma reivindicação de caráter coletivo.

Gêneros Textuais ou Discursivos Presentes na Revista

Isto É

Revista Isto É

Texto 1

Entrevista: Drº Paulo Niemeyer Filho, referente á cirurgia que tende a acabar.

Gênero: Discursivo

Revista Isto É

Texto 2

Artigo: Relata um suposto furto de gravatas nos Estados Unidos, que teria sido cometido por Henry Sobel (Símbolo da luta democrática contra a ditadura Militar).

Gênero: Informativo

Revista Isto É

Texto 3

Anuncio: Informação sobre um parque Aquático com 90.000 M² de pura diversão.

Gênero: Informativo

Revista Isto É

Texto 4

Reportagem: A reportagem mostra o descobrimento de um desenho que seria os primeiros desenhos e escritos cristão.

Gêneros: Descritivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com