TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Prejeto Multidiciplinar Iii

Trabalho Escolar: Atps Prejeto Multidiciplinar Iii. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

RESENHA CRÍTICA

ALUNA:

Em todos os textos são mencionados assuntos sobre a prática do Projeto dentro das Unidades Escolares, sua importância para o ensino-aprendizagem hoje.

Se enfatizou muito a importância do projeto, pois com ele fica mais fácil se trabalhar questões problemáticas dentro e fora das Unidades Escolares, pois os problemas na área da educação englobam escola e sociedade como um todo.

Através dos projetos pode-se tratar assuntos que estão precisando de uma atenção especial, exemplo a reciclagem, um assunto que merece sempre muita atenção dentro de uma instituição de ensino que engloba a sociedade e o meio ambiente como um todo. Com o projeto pode-se fazer varias etapas, onde pode-se trabalhar os focos mais urgentes para sanear os problemas. Através dele pode-se elaborar a conscientização da sociedade para com os focos dos problemas e suas prováveis soluções dando total atenção. È de grande valia o trabalho com o Projeto, pois se consegue achar, tratar e as vezes solucionar através de etapas os problemas urgentes da instituição de ensino e da sociedade onde a instituição esta localizada, fazendo ainda com que os alunos e a comunidade (envolvendo os pais) participem dessa ação.

Se enfatizou num dos textos como utilizar as tecnologias que existem nas unidades escolares para que as aulas e as diversas etapas de um projeto possam ter mais motivação para os alunos, fazendo com que a aula se torne produtiva e cativante, fazendo valer a participação e interação do aluno e o professor para com todas as disciplinas.

Existem programas na área da informática que ajudam o professor elaborar seus projetos fazendo com que suas aulas sejam motivadoras e não fiquem nas mesmices, mas para isso as unidades escolares precisam oferecer capacitações para os professores, para aprenderem a utilizar essas ferramentas uteis na sala de aula. Cada um deve fazer o seu papel dentro dos parâmetros estabelecidos por lei, para assim se obter um trabalho de qualidade.

O trabalho com projetos vem contribuir e facilitar soluções para problemas existentes dentro de uma unidade escolar, que muitas vezes não é possível de se resolver de uma só vez e sim contribui para resolver a longo prazo, levando em conta muitos fatores.

Devemos repensar as práticas pedagógicas e sempre procurar fazer diferente, instigando os alunos a pesquisar sobre os problemas urgentes existentes no mundo e na sua comunidade ou ate mesmo dentro de sua unidade escolar, dando o devido valor a bagagem que o aluno traz de casa, do seu convívio familiar e os problemas, para assim em conjunto ver aas ações que devem ser realizadas para tentar sanear os problemas. Isso deve ser feito com total interação entre aluno X professor X comunidade para se fazer um projeto pedagógico de qualidade.

Vários pensadores como Dewey, Freire e Vygotsky enfatizam em suas teorias e estudos a importância de se trabalhar com projetos dentro da educação, pois é uma forma de organizar certos assuntos no ensino-aprendizagem priorizando a participação da escola e da comunidade com um todo.

RESENHA CRITICA

ALUNA:

Mas que o projeto?O projeto político-pedagogico da escola, da sala de aula do professor dos alunos?O projeto de informática, da TV escola da biblioteca.

Esses vários projetos que circula frequentemente no âmbito do sistema de ensino, muitas vezes, deixa o professor preocupado em saber como situar a sua prática pedagógica em termos de propiciar aos alunos uma nova forma de compreender integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar.

Em cada um desses projetos, proposta de trabalho interessante; integrando as diversas mídias e conteúdos e curriculares numa perspectivas de aprendizagem Contrucionista.

Hoje vemos que a Educação escola tente a exigir dos alunos o domínio de conhecimento teórico. Escrevem, lêem,falam sobre o que os autores dizem o discute que os outros autores fizeram.Os jovens fazem muito pouco na escola.A aprendizagem e o ensino por meio de projetos têm um pressuposto básico: trata-se de um projeto de ação. Fazer algo,transforma,movimenta e participar assim mudando a realidade por meio da prática refletida. Pensar para fazer o bem.E fundamental para que os jovens desencadeamentos projetos que possa se utilizado dentro e fora da escola. Falem e debatam e ajude outros em matérias, escreve suas ideias e construam protótipos, para possam pinta, exercitam seus corpos enviem seu grito de guerra pelos ares, pelas redes digitais pelo cosmo tão grande como ideais.

Trabalhar com projetos significa lidar com ambiguidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo. Tudo isso se distingue de conjecturas pela intencionalidade explicitada em um plano que inicialmente é um esboço ou design caracterizado pela plasticidade, flexibilidade e abertura ao imprevisível, sendo continuamente revisto, refletido e reelaborado durante a execução.

O plano é as ações que vai se completando durante a execução na qual se evidencia uma atividade que rompe com a barreira disciplinares, tornando assim permeável a suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender a transformação da realidade com a melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.

O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter-relaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania, que caracteriza o paradigma educacional emergente (Moraes, 1997).

O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

As questões de investigação são formuladas pelos sujeitos do conhecimento levando em conta suas dúvidas, curiosidades e indagações e, a partir de seus conhecimentos prévios, valores, crenças, interesses e experiências, interagem com os objetos de conhecimento, definem os caminhos a seguir em suas explorações, descobertas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com