TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 06: Construindo A Compreensão: Durante A Leitura

Pesquisas Acadêmicas: Aula-tema 06: Construindo A Compreensão: Durante A Leitura. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 5

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem - Tentativa 2

Question 1

Notas: 1

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 28/março/2012 pelo Instituto Pró-Livro, demonstra que o hábito da leitura está relacionado com a frequência à escola:

“Entre os que estudam estão apenas 16% do total da população de não leitores. Mesmo entre aqueles considerados leitores, a média de obras lidas é 1,4 para quem não está estudando ante 3,4 para quem estuda (considerando os últimos três meses) [...] A representante do Ministério da Cultura defende que as escolas e as bibliotecas, apontadas como um local desinteressante pelos entrevistados, precisam ter bons mediadores de leitura. ‘São professores verdadeiramente capazes de fazer o olhinho do aluno brilhar ao ouvir uma história. Para isso o próprio professor precisa ser um apaixonado pela leitura.’ ”

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/. Acesso em: 11 Abr. 2012)

Considere as afirmações abaixo:

O professor é sempre um modelo para o aluno tornar-se leitor. O aluno precisa presenciar seu professor lendo e compreender os mecanismos de que o professor se vale para interagir e entender o texto

A competência leitora é algo que pode ser aprendido. E o professor é peça fundamental para tal aprendizagem.

O processo de leitura precisa assegurar que o leitor compreenda os diversos e diferenciados tipos de textos que se propõe a ler. Trata-se de um processo interno, que pode ser ensinado. A condição essencial para que um aluno possa aprender a ler e compreender é fundamentalmente que possua um modelo.

Escolha uma alternativa que indique a veracidade das afirmações na ordem correta:

Escolher uma resposta.

a. Verdadeira - Verdadeira -Falsa.

b. Falsa - Verdadeira - Verdadeira.

c. Verdadeira - Falsa - Falsa.

d. Falsa - Falsa - Falsa.

e. Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira.

Question 2

Notas: 1

Considere o trecho abaixo:

“Para Maria Antonieta Cunha, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora do programa do Livro Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, o brasileiro associa a leitura à obrigação e não ao prazer. Um trecho do estudo que evidencia essa tese são as respostas dos entrevistados à pergunta “qual é o significado da leitura para você”. Mais de 60% acham que ler é uma “fonte de conhecimento para a vida”, “fonte de conhecimento para atualização profissional” (41%) e “fonte de conhecimento para a escola” (35%). Para a professora, os resultados indicam que a maioria das pessoas não associa diretamente a leitura a uma atividade de lazer.”

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ Acesso em: 11 Abr. 2012)

Responda agora à seguinte questão: Como o professor pode ajudar seus alunos a associar a leitura a uma atividade de lazer?

Escolher uma resposta.

a. Promovendo atividades de leitura individual e, num segundo momento, apresentação para toda a turma dos livros que cada um mais gostou.

b. Através da leitura individual e silenciosa.

c. Através de atividades que incentivem o aluno a ler apenas por ler, por prazer, sem nenhuma atividade ou exigência relacionada à leitura.

d. Realizando a leitura individual e silenciosa, com posterior debate sobre o texto lido com toda a turma.

e. Envolvendo os demais adultos leitores da comunidade educativa.

Question 3

Notas: 1

“_______________ é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais. É o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da língua escrita e de ter-se inserido num mundo organizado diferentemente: a cultura escrita. Como são muito variados os usos sociais da escrita e as competências a eles associadas (de ler um bilhete simples a escrever um romance), é frequente levar em consideração níveis de _____________ (dos mais elementares aos mais complexos). Tendo em vista as diferentes funções (para se distrair, para se informar e se posicionar, por exemplo) e as formas pelas quais as pessoas têm acesso à língua escrita – com ampla autonomia, com ajuda do professor ou da professora, ou mesmo por meio de alguém que escreve, por exemplo, cartas ditadas por analfabetos – a literatura a respeito assume ainda a existência de tipos de _____________ou de _________________, no plural.”

PRÓ Letramento - Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Alfabetização e Linguagem.

Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Brasília – 2007.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 12 Abr. 2012)

Escolha a alternativa que preenche corretamente as quatro lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. Letramento - Letramento - Letramento - Letramentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com