TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 08 Leitura E Produção De Texto

Trabalho Escolar: Aula Tema 08 Leitura E Produção De Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  1.279 Visualizações

Página 1 de 10

Notas: 1

Você já aprendeu a diferença entre tipo textual e gênero textual. Antes de responder às Questões 1 a 6, para relembrar, leia com atenção a distinção entre essas duas categorias:

Tipo textual: designa uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais (de vocabulário), sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.

Gênero textual: refere-se a textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, entrevista, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.

Questão 01

Texto 1

"Bom, o meu quarto é uma maravilha. No meu quarto tem um banheiro dentro, o que eu acho maravilhoso, um banheiro dentro muito bonitinho. O quarto também é todo acarpetado, como é acarpetada a sala, o corredor, o resto do apartamento. Tem um armário enorme também, com as portas em madeira, as portas são todas trabalhadas em madeira talhada, beleza, bonitinho. Também deixaram as cortinas que são muito bonitas, de tafetá, cor coral, a colcha da cama combina com a cortina”. [Corpus do Projeto NURC/RJ – UFRJ – Mulher, 30 anos - Tema: Casa]

Texto 2

Luz (Francisco Alvim)

Em cima da cômoda

uma lata, dois jarros, alguns objetos

entre eles antigas estampas

Na mesa duas toalhas dobradas

uma verde, outra azul

um lençol também dobrado livros chaveiro

Sob o braço esquerdo

um caderno de capa preta

Em frente uma cama

cuja cabeceira abriu-se numa grande fenda

Na parede alguns quadros

Um relógio, um copo.

Os dois textos acima apresentam um modo comum de organização – a descrição –, mas quanto ao gênero são diferentes, pois o Texto 1 é uma conversa informal e o Texto 2 um poema. Pode-se fazer uma descrição objetiva de objetos, ambientes, pessoas etc, salientando suas características físicas, tal como se apresentam, ou pode-se optar por uma descrição mais subjetiva, em que o estado de espírito de quem escreve ou fala afeta o modo como vê o mundo ao seu redor. Assinale a alternativa que analisa corretamente as semelhanças e distinções entre eles:

Escolher uma resposta.

a. O Texto 1 apresenta uma descrição objetiva e o Texto 2, subjetiva por se tratar de um poema.

b. O Texto 1 apresenta, em sua maior parte, descrição objetiva de um ambiente específico da casa – o quarto –, e o Texto 2, apesar de ser um poema, apresenta descrições objetivas desse mesmo tipo de ambiente

c. Tanto o Texto 1 quanto o Texto 2 apresentam descrições parcialmente objetivas de um ambiente específico da casa – o quarto

d. O Texto 1 e Texto 2, apesar de apresentarem descrições objetivas de um ambiente específico da casa – o quarto –, também têm um componente narrativo, pois os objetos são apresentados em sequência

e. O Texto 1 e o Texto 2 apresentam descrições subjetivas de um ambiente específico de uma casa – o quarto –, pois seus objetos são apresentados de acordo com a visão particular que seu autor tem

Resposta correta: O Texto 1 apresenta, em sua maior parte, descrição objetiva de um ambiente específico da casa – o quarto –, e o Texto 2, apesar de ser um poema, apresenta descrições objetivas desse mesmo tipo de ambiente.

Comentário resposta correta: O Texto 1, por apresentar adjetivos como maravilhoso, bonitinho, contém uma avaliação pessoal de seu autor, por isso é parcialmente objetivo. Já o Texto 2, mesmo sendo um texto poético, descreve o cômodo da casa tal como esse ambiente se apresenta na realidade.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

No início do texto dissertativo-argumentativo, deve-se apresentar, logo na introdução, a tese que irá ser defendida ou discutida no restante do texto. E isso pode ser feito usando-se estratégias como contextualização histórica, citação, exemplos, definição de conceitos etc (Releia páginas 3 e 4 do Resumo). Leia a introdução do artigo de opinião [1] abaixo, gênero comum em jornais e revistas, e preste atenção a que estratégia seu autor utiliza para construí-la.

Um levantamento do Instituto Pró-Livro confirma que o brasileiro lê pouco. São 77 milhões de não leitores, dos quais 21 milhões são analfabetos. Já os leitores, que somam 95 milhões, leem, em média, 1,3 livro por ano. Incluídas as obras didáticas e pedagógicas, o número sobe para 4,7 - ainda assim baixo. Os dados estão na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5.012 pessoas em 311 municípios de todos os estados em 2007. Esses números suscitam, no mínimo, duas questões: o que o governo deve fazer para mudar esses índices? Que desafios se colocam para o professor que atua na educação básica?

Assinale a alternativa que melhor descreve a estratégia de construção da introdução do texto acima:

________________________________________

[1] Lísia Gusmão, Brasileiro lê unzinho livro por ano. (último período foi adaptado)

Fonte: http://www.leituracritica.com.br/rev10/julga/julga00.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com