TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANNER DE QUANDO AS OFICINAS NÃO FORAM APLICADAS

Por:   •  17/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

CONSTRUINDO CHARGE – Trabalhando o gênero discursivo nas aulas do 4° ano Técnico de Informática” (provisório)

BANNER DE QUANDO AS OFICINAS NÃO FORAM APLICADAS

INTRODUÇÃO

Com o surgimento dos computadores, novas práticas de linguagem e de letramentos emergiram e a importância do habito de leitura no processo de formação de leitores críticos só fez crescer, pois um leitor tem que analisar e compreender não só o que está escrito, mas também o implícito. Vivemos em uma era digital, percebemos o mundo por meio de imagens, ícones, símbolos, gráficos e desenhos. Ao refletirmos sobre a importância da compreensão dos textos além da escrita e da utilização do conhecimento sociocognitivo nos questionamos como despertar nos alunos a leitura critica nossos alunos do 4° ano Técnico de Informática? Escolhemos o gênero discursivo Charge, para trabalhar os tipos de linguagens (verbal, não verbal e mista), despertar o senso critica dos alunos e fazemos com que eles reflitam sobre o contexto histórico por trás do texto. A Charge é um ótimo gênero para ser aplicado nas aulas por ser um texto multimodal e um excelente exemplo para introduzir e fortalecer o conceito de imagem como texto. Para isso resolvemos aplicar oficinas, fornecendo subsidio para os alunos reflita e desperte para a compreensão critica dos textos e faça analise dos mesmos usando seus conhecimentos sociocogniticos. Desenvolveremos estratégias de ensino de leitura e escrita para promover nos alunos as noções de leitura, texto e linguagem e seus meios de produção e despertar o gosto pela leitura e escrita.

METODOLOGIA

Este projeto consiste na elaboração de oficinas, voltadas para construções de textos verbais e não verbal, onde objetivamos realizar atividades de leitura e produção textual, fazendo uso de diversos recursos audiovisual, como vídeos e jornais online, materiais didáticos pedagógicos, como provas do ENEM e o próprio livro didático. As oficinas serão realizadas por meio de sequências didáticas, que têm como objetivo trabalhar em grupos, ser uma roda de conversa e com atividades abordando temáticas da mídia atual. Temos como finalidade construir uma charge por grupo, um relatório final de apresentação da sua criação e uma apresentação para turma, além oferecer dados para a criação de trabalhos para serem apresentados em eventos acadêmicos.

RESULTADOS ESPERADOS

Com as oficinas espera-se que os alunos compreendam os elementos que formam a Charge, como os elementos estruturais do gênero, bem com os seus objetivos críticos/sociais, reconheçam e interpretem a linguagem verbal e não verbal, estabeleçam relações entre o texto verbal e as imagens que o acompanham e perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa do gênero discursivo charge,identifiquem como é utilizado o diálogo na charge e apontem os diferentes tipos de balões dentro da charge,saiba as diferenças entre charge e tirinha,construam uma charge pelo aplicativo indicado ou por outros e um relatório de construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com