TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIBLIOTECA AMBULANTE

Trabalho Escolar: BIBLIOTECA AMBULANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

2014

Sumário

1.INTRODUÇÃO 4

2.JUSTIFICATIVA 4

2.1SITUAÇÃO PROBLEMA 4

2.2PUBLICO ALVO 4

2.3OBJETIVOS E PERCURSO METODOLÓGICO 5

3.EMBASAMENTO TEÓRICO 5

4.RECURSOS 6

4.1CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 6

4.2AVALIAÇÃO 6

4.3REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

1.INTRODUÇÃO

O numero de livros lido por ano pelo brasileiro caiu, mas o numero de impressão dos livros aumentou, alguma coisa está errada, em um país que muito se produz na literatura em geral, isso não deveria ocorrer, pois quanto mais se utiliza de um produto, mais se produz e a tendencia natural é que ou aumenta muito a produção ou haverá falta do mesmo na praça. Tudo isso não acontece com o livro, pois a produção continua alta, mas o leitor diminui a cada dia. A leitura aumenta o conhecimento e faz com que se descubra coisas novas e a grande realidade é que com o aumento da produção e o consumo diminuindo faz com que o produto se estrague com o passar do tempo e se amontoe em depósitos e armazens, mas jamais pode-se permitir que um material de suma importância simplesmente se estrague, por isso busca-se através desse, que é possível mudar esse quadro. “O homem que não lê não tem mais mérito que o homem que não sabe ler”(Mark Twain)

2.JUSTIFICATIVA

Um educador que tem o compromisso verdadeiro com seu trabalho e que enxerga longe, não pode ficar parado vendo o que acontece a sua volta e simplesmente fingir que não ve. Os livros estão no mercado, não são simples literaturas, mas trabalhos magnificos e significativos, verdadeiros tesouros que não podem passar sem serem descobertos, o leitor precisa ser despertado, incentivado, instruido, preparado e esse projeto tem este intuito de levar um bem tão precioso e assim se o leitor está adormecido e precisa acordar, nada melhor do que colocar rodas nos livros e rodar por onde conseguir, para sair das bibliotecas imóveis e chegar nas mãos das crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e até mesmo os que ainda não conseguem ler, ter contato com esse material. Não se pode permitir que o ser humano se prive de conhecimento.

2.1SITUAÇÃO PROBLEMA

Pode não parecer problema de ninguém, mas ele está ai com dados importantes quanto ao que se diz de leitura, poucas são as famílias que se envolvem com este tema, que acaba comprometendo toda sociedade, pois quanto menos se le, menos se sabe e assim cresce uma sociedade ignorante sem saber de seus direiros e até deveres que acabam por empobrecer a cada dia mais essa geração, por isso o problema está ai e é de todo e assim não se pode fechar os olhos diante de tantas barreiras que existem para impedir o progresso de uma nação.

2.2PUBLICO ALVO

Comunidade em geral

2.3OBJETIVOS E PERCURSO METODOLÓGICO

O objetivo é incentivar e promover a leitura dentro e fora das escolas,dando prioridade às comunidades carentes, áreas rurais e aos hospitais a terem acesso aos livros ,estimulando o gosto pela leitura e favorecendo o desenvolvimento das capacidades linguísticas. A biblioteca ambulante, conscientiza diferentes públicos quanto a importância do hábito de ler e desenvolve a qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural. Exercitar a leitura e a escrita, integrando a sociedade escolar a multiplicidade de leituras ,contribuindo a formação de leitores autônomos e competentes.

Motivando crianças, adolescente e adultos a resgatar o prazer da leitura ,superando as barreiras e limitações ao acesso as bibliotecas.

Percurso metodológico

Proporcionar as famílias o hábito de leitura, já que um cidadão que não lê, não consegue perceber o mundo de forma clara. Facilitando os laços entre a escola e a comunidade uma vez que este projeto envolve públicos diversos, disponibilizando empréstimos de livros ,aumentando o números de leitores e resgatando a historia da comunidade. Dinâmicas e apresentações de palestras para envolver as famílias, oficinas de teatro, vídeos educativos e a distribuição de materiais pedagógicos, para que exista uma aproximação professor aluno e comunidade, incentivando cada vez mais as famílias a ler ,melhorando o desempenho das crianças e jovens na compreensão dos textos e a escrita.

3.EMBASAMENTO TEÓRICO

Estatísticas recentes da Câmara Brasileira do Livro dizem que o número de livros vendidos no Brasil aumentou 13,12% e isso pode ser considerado ótimo, mas o número de leitores diminuiu. O censo da Associação Nacional de Livrarias diz que em 2009 havia 2.980 livrarias no país, ou seja, uma livraria para cada 64.255 habitantes. Segunda a UNESCO deveria haver uma livraria para cada 10 mil habitantes. Façam a conta e vejam nosso débito. As livrarias, a exemplo das mega livrarias, continuam concentradas nos bairros mais prósperos. Os subúrbios e maioria das cidades brasileiras não conhecem esse comércio. A biblioteca ambulante é uma forma de levar a leitura por diferentes lugares por meio de transportes, que possibilitam o acesso aos usuários de zonas rurais e outras localidades distantes dos grandes centros urbanos. Segundo Dumont(1995) a primeira biblioteca móvel no Brasil foi criada em 1936 por Mário de Andrade na cidade de São Paulo com o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com