TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE SÍNTESE DOS MAIS IMPORTANTES ESTUDIOSOS MODERNOS DA LINGUÍSTICA

Pesquisas Acadêmicas: BREVE SÍNTESE DOS MAIS IMPORTANTES ESTUDIOSOS MODERNOS DA LINGUÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

BREVE SÍNTESE DOS MAIS IMPORTANTES ESTUDIOSOS MODERNOS DA LINGUÍSTICA

Na linguística moderna destacaram-se três grandes estudiosos, Saussure, Chomsky e Tesniére.

Saussure instituiu o pensamento estruturalista à linguagem. Conhecido como o pai da linguística moderna, apresenta as quatro dicotomias:langue/parole, diacronia/sincronia, sintagma/paradigma e significado/significante. Para ele a linguística devia estudar a langue em uma perspectiva sincrônica, ou seja, focalizando em um determinado momento, em um recorte preciso.

Chomsky apresenta a gramática gerativo-transformacional, a qual fornece um sistema de regras que permite gerar um número infinito de construções gramaticais. Também apresentou dois conceitos: competência e desempenho, explicando que o falante de uma língua natural tem um conhecimento inato, considerando assim a língua como algo interno ao homem, Chomsky não se preocupa em nomear as funções das palavras.

Lucien Tesniére segue a linha gerativista de Chomsky e apresenta a gramática de valências, na qual o verbo é o elemento central, que estabelece as relações de dependência com os demais elementos da frase. Para ele, o verbo é o termo que rege os elementos presentes no enunciado. Alem disso, ao definir o verbo como elemento central da sentença, determina a construção de um enunciado a partir de relações de dependência e hierarquização dos elementos que o compõe, e para tanto estuda sistematicamente a disposição das palavras na frase.

Ao contrario de Tesniére, e Saussure está mais voltado para a linguística.

Sendo a sintaxe o ramo da linguística que estuda os processos gerativos ou combinatórios das frases das línguas naturais, bem como a sua relação lógica, podemos considerar que quem trouxe maiores contribuições para o estudo da sintaxe foi Lucien Tesniére, pois ele não só se preocupa com a arquitetura interna da língua, mas possibilita a compreensão das relações e conexões, trazendo o verbo como a palavra mais importante da sentença, responsável por reger um conjunto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com