TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COESÃO E COERÊNCIA - TRABALHO

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

COESÃO E COERÊNCIA - TRABALHO

1. As sentenças a seguir apresentam problemas quanto ao emprego de mecanismos coesivos, por não evidenciarem de fato a relação semântica existente entre as orações. Os conectivos inadequados aparecem em destaque. Avalie o motivo da impropriedade do uso e substitua por outra forma adequada.

a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.

RESPOSTA: A frase começa com uma afirmação, "Em São Paulo já não chove há mais de dois meses", a sequencia, "apenar de que" apresenta uma contradição a frase, para dar mais sentido ao restante do texto, pode substituir o "apesar de que" por "portanto","em sequência disto","deste mundo","em virtude","em razão", que não apresentam o sentido de contradição empregado na frase.

b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum mas o policial continua folgadamente tomando seu café no bar.

RESPOSTA: A utilização do "mas" neste caso está incorreta, pois além de ter que sempre ser utilizada antes de uma vírgula, "mas", é uma conjunção, e a frase expressa uma ideia de oposição, sendo que após o "algum", podemos substituir por "enquanto","pois","já que", para dar mais sentido ao texto.

c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.

RESPOSTA: Na frase acima, o cenectivo tem que ser um conectivo explicado, para explicar a primeira sentença antes da vírgula, o "pois" pode ser substituído pelo "apesar de que","ainda que","embora" para a sentença fazer mais sentido.

d) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola com fome, onde ocorre o grande número de desistências.

RESPOSTA: A palavra "onde" é utilizada para expressar localização, no caso da frase acima, é necessário após a vírgula uma explicação da primeira sentença, então "onde" pode ser substituido por "por isso","por esta razão","logo", deixando a frase para melhor entendimento.

2. Leia o período que se segue e responda às questões.

Chegaram instruções repletas de recomendações para que os participantes do congresso, que, por sinal, acabou não se realizando por causa de fortes chuvas, que inundaram a cidade e paralisaram todos os meios de comunicação.

a) O conteúdo é compreensível?

Não, pois não é possível entender a ligação das fortes chuvas com a paralisação dos meios de comunicação, ficaria melhor "paralisaram os meios de transporte" já que por ser um congresso, imagino que seja presencial, e as pessoas precisam chegar nele para participar, ultilizando "paralisaram os meios de comunicação" não tem lógica alguma, o que "paralisaram os meios de comunicação" tem a vêr com o congresso? Não existe uma sequência lógica deste texto.

b) Qual o grande problema constatado?

Os conectivos não são bem utilizados, a primeira linha do texto "Chegaram instruções repletas de recomendações para os paticipantes do congresso" não tem continuação, o autor não conclui o texto, ficando muito incoerente, sem dizer que após o uso dos conectivos "que, por sinal" do nada ele troca o assunto para algo que não tem relação alguma com o texto.

3. Avalie a coerência e a coesão do texto a seguir:

A tatuagem deve ser criminalizada sim.

O projeto do deputado Márcio Marinho em criminalizar a tatuagem em crianças e adolescentes deve ser aprovada.

Uma vez que crianças e adolescentes ainda não tem uma opinião formada e maturidade para decidir sua vida, precisam dos pais tomando decisões por eles.

Pois o que hoje é moda amanhã deixa de ser, e tatuagem não tem volta, uma vez feita é para sempre, se tatuar e depois se arrepender.

Sem contar que muitos fazem sem saber o significado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com