TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização Da Mulher Na Obra Dom Casmurro, Machado De Assis

Artigo: Caracterização Da Mulher Na Obra Dom Casmurro, Machado De Assis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERIZAÇÃO DA MULHER NA OBRA DOM CASMURRO

Capitu foi acusada de trair o marido com o seu melhor amigo e de enganá-lo para criar um filho que não era dele, desse modo ela foi encarada como mulher devassa e impostora. Os críticos a veem como o motivo da tristeza de Bentinho. Mas esses exemplos de mulher sem caráter são todos feitos porque na realidade Capitu é uma menina esperta e autoconfiante, tendo suas próprias decisões e opiniões, e isso contradiz muito com a mulher do século XIX que era vista apenas como um objeto sexual que era necessário ao homem que quisesse construir uma família.

Mesmo Machado de Assis sendo feminista, naquela época a mulher religiosa e moralista tinha que se adequar as questões sociais, ou seja, viver sobre o regime patriarcal, no qual o homens mandavam e elas obedeciam. E é nesse cenário que Capitu aparece quebrando todos esses paradigmas, mostrando que a mulher tem direito a defesa e de expressar seus pensamentos. Mas observamos claramente no livro que no século XIX a mulher que não respeitasse o seu papel na família devia ser condenada ao exílio seguido da morte, e foi o que aconteceu com Capitu quando Bentinho a Manda para a Europa.

O preço que Capitu pagou uma morte calma no exílio, é como a vida que a verdadeira mulher, produzida pela sociedade, deveria ser. De acordo com essa cultura existia qualidades que as mulheres deveriam obrigatoriamente ter como sentimentos, refinamento, elegância e ser discreta. Enquanto outras características só os homens a podiam possuir como humor, poder, expressões. Mas Capitu foge desse conceito de mulher e por causa disso ela é expulsa de casa só pelo fato de ser forte.

Machado de Assis consegue glorificar a mulher do século XIX dentro de um espaço restrito a apenas uma personagem, isso faz com que o universo feminino seja visto de outra forma, não como negativo e inferior, mas como igual ao universo masculino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com