TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Linguagem A Lingua E Linguistica Se Relacionam

Pesquisas Acadêmicas: Como A Linguagem A Lingua E Linguistica Se Relacionam. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Resumo Do Texto: “Linguagem, Língua, Linguística.” PETTER, Margarida.

Resumo Do Texto: “Linguagem, Língua, Linguística.” PETTER, Margarida.

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Letras

Enviado por: peixototati 23 setembro 2013

Palavras: 2103 | Páginas: 9

Resumo do texto: “Linguagem, Língua, Linguística.” PETTER, Margarida.

Todas as explicações sobre a origem do mundo, embora formuladas em épocas diferentes, todas associam a língua a palavra ao poder mágico de criar. O encanto que a linguagem produz no homem vem desse poder que permite não só nomear, criar e transformar o universo real, mas também possibilita trocar experiências, imaginar o que o não existiu e o que poderá vir a existir. A linguagem verbal é um imprescindível para o pensamento e comunicação entre os seres. De modo em que não há sociedade e comunicação sem a linguagem.

1. Uma breve história do estudo da linguagem

O interesse pela linguagem é muito antigo. Os primeiros relatos de estudos sobre o tema vem do século IV a.C, as razões iniciais que levaram estes a serem feitos foram questões religiosas. Contudo, mais tarde, os gregos se mostraram preocupados em responder a pergunta: "Haverá uma relação necessária entre a palavra e seu significado?". Platão desenvolve essa questão no Crátilo. Entretanto, Aristóteles vai desenvolver seus estudos em outra direção, tentando afirmar uma análise precisa da estrutura linguística, chegou a criar uma teoria da frase, a diferenciar partes do discurso e enumerar as categorias gramaticais. Entre os latinos, Varrão se destacou e, assim como os gregos, dedicou-se a gramática para defini-la como ciência e arte.

Na idade média, consideraram a estrutura gramatical das é línguas seria universal, e que as regras gramaticais são as mesmas, independente da língua estudada.

A descoberta de um maior número de línguas vai provocar nos estudiosos da época no século XIX um interesse pelas línguas vivas, pelos estudos de comparação entre elas. É nessa época em que surge a Linguística Histórica e as Gramáticas Comparadas. Esses novos estudos vão ser precursores do pensamento linguístico contemporâneo.

O estudo comparado das línguas vai estabelecer a teoria de que a língua se modifica ao longo do tempo, independente da vontade dos homens. Franz Bopp é o estudioso que vai dar seguimento a essa teoria. A publicação de sua obra em 1816 vai comparar o grego, ao latim, ao persa e ao germânico e vai identificar semelhanças entre elas e grande parte das línguas europeias vai estabelecer entre elas uma relação de parentesco, mostrando que essas línguas pertencem a uma mesma família. Esse estudo de Franz Bopp marcará o surgimento da Linguística Histórica.

A linguística moderna considera a prioridade do estudo da língua falada como um de seus princípios fundamentais.

2. O que é linguagem?

O desenvolvimento dos estudos linguísticos propôs a muitos estudiosos uma definição para o termo linguagem. Foram, então, apresentadas duas propostas: a de Saussure e a de Chomsky.

Saussure considerou a linguagem multifacetada, pois possui várias vertentes de estudo. É ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica. A linguagem para Saussure é um “Sistema de signos”, um conjunto de unidades que se relacionam dentro de um todo. Para Saussure a linguagem possui ainda outro elemento, a fala. Que é um ato individual, resultado de combinações feitas pelo sujeito falante utilizando o código da língua. Saussure divide o estudo da linguagem em duas partes: uma, que investiga a língua e outra que analisa a fala. As duas partes são inseparáveis.

Já Chomsky trouxe para os estudos linguísticos uma nova vertente. Ele passa a considerar a linguagem um conjunto finito ou infinito de sentenças. Chomsky acredita que as propriedades linguísticas são abstratas, complexas e não poderiam ser aprendidas a partir do nada por uma criança em fase de aquisição da linguagem. Essas propriedades já deveriam ser conhecidas da criança antes de seu contato com a língua. Para Chomsky a linguagem é transmitida geneticamente e própia da espécie humana.

3. Existe linguagem animal?

Karl Von Frish, em 1959, publicou um estudo sobre o sistema pelo qual as abelhas se comunicam. A comunicação acontece da seguinte forma, a abelha-obreira, quando encontra o alimento, volta para a colmeia e através de dois tipos de dança, ela passa a informação para as demais abelhas. A dança circular é feita quando o alimento está a menos de cem metros, e quando o alimento está a mais de cem metros, a dança feita é em forma de oito, nessa dança, quanto maior for o percurso percorrido, menos giros ela dará para indica-lo. Essa direção é dada com relação à posição do sol.

As abelhas sabem sobre o alimento quando percebe o odor da abelha obreira, ou absorvendo o néctar que ela tiver ingerido e através da dança ela sabe a localização desse alimento.

Os estudos de Karl demonstram como a linguagem humana é única, mesmo as formas de comunicação animal (que já foram estudadas), serem precisas, não se tem uma linguagem, como o termo é empregado pelos humanos.

Assim como na linguagem humana, as abelhas possuem um simbolismo em sua comunicação, pois tem a capacidade de perceber e interpretar a mensagem; e todos que são do mesmo convívio têm a mesma capacidade. Porém a linguagem das abelhas e a linguagem humana são bem diferentes: Na linguagem das abelhas não ocorre um diálogo, apenas uma transmissão e um recebimento de informação, que não tem como ser retransmitido de uma para a outra abelha; a comunicação das abelhas é dada através da dança, e seu objetivo é unicamente informar a localização da sua fonte de alimentação. Já a capacidade humana de comunicação é ilimitada, e dada através do diálogo e principalmente na maior parte ocorre uma troca de informações. A linguagem das abelhas também não tem como ser fragmentada, não há a possibilidade de modificar a dança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com