TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PETTER, Margarida. Linguagem, língua, Linguística. In. Introdução A Linguística. 6. Ed. São Paulo: Contexto, 2010, P. 12-23

Artigo: PETTER, Margarida. Linguagem, língua, Linguística. In. Introdução A Linguística. 6. Ed. São Paulo: Contexto, 2010, P. 12-23. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In. Introdução a Linguística. 6. Ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 12-23

O trabalho da autora baseia-se no estudo da linguística dividido em varios temas:

História do estudo da linguagem

Que fala que, os estudos linguísticos já vêm de muito tempo, antes mesmo da linguística se torna uma ciência. Por volta do século IV a.C. gramáticos Hindus, entre os quais Panini, desenvolveram uma gramatica para sua língua no intuito de manter a pronuncia correta dos Textos Sagradas Indianos.

Já os Gregos se preocuparam em definir os conceitos das palavras, ou seja, uma relação entre a palavra e seu significado. Platão discutiu essa questão dos Gregos. Já Aristóteles desenvolveu um estudo sobre a estrutura da frase, dividido em duas partes: Sujeito e Predicado.

Os latinos: Varrão dedicou-se à gramática definindo-a como ciência e arte.

Na Idade média os Modistas consideram que estrutura gramática das línguas era universal.

Século XVI com a reforma da igreja tiveram varias traduções dos livros sagrados e o conhecimento de novas línguas.

Em 1660 os Franceses criam o círculo do PORT-ROYAL (Lancelot e Arnaud) e compilam a gramática universal original do francês que se afastou da tradição de PRISCIANO. Essa gramática busca mostrar como as ideias ou essências são significadas, quer dizer, qual a sua relação com a realidade.

No fim do século XVIII William Jones apresenta comunicação à Sociedade de Bengala, destacando inúmeras semelhanças entre o sânscrito, o latim e o grego. A parti dai nasce o método comparativo que diz haver uma língua mãe de todos as línguas. Dai surge o Proto-ido-Europeu que uma língua mais das línguas de origem europeias e Indiana.

No século XX Ferdinand Soussure, professor da Universidade de Genebra, que desenvolveu estudos sobre a linguagem, dai em diante a linguística ganhou status de ciência, em 1916 dois de Soussure, já após a sua morte, usando anotações de suas aulas e caderno de alunos, publicam o Curso de Linguística Geral, Obra fundadora da nova ciência.

O que é a Linguagem?

As línguas naturais são manifestações de algo mais geral, a linguagem.

Língua x linguagem: duas coisas diferentes

Para Soussure a linguagem é “heteróclita (heterogênea, constituída por elementos variados) e multifacetada”, pois abrange vários domínios. Pertence ao domínio individual e social. Envolve uma complexidade e uma diversidade de problemas que suscitam a análise de outras ciências. Não se presta para ser o objeto de estudo da linguística.

Soussure faz uma separação entre língua e linguagem. A língua é uma parte essencial da linguagem. A língua é um produto social da linguagem e um conjunto de convenções necessárias para permitir o exercício da faculdade da linguagem do individuo. A língua é um sistema de signos. Não pode ser modificada pelo falante.

O conjunto linguagem – língua contem a fala, que nada mais é que um ato individual resultante das combinações feitas pelo falante utilizando o código da língua.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com