TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação

Abstract: Comparação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Abstract  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Sabemos que a construção do caráter de uma pessoa tem inicio bem no começo de sua vida, mas precisamente na infância, pois é a partir daíque se inicia a relação da criança com a humanidade. Algumas emoções como o “choro” e o “medo” ficam muito mais claras na infância quando a criança começa a estudar. Esse é o sentimento que a maioriadelas tem, seja para chama atenção do adulto, ou até mesmo para dizer que não quer algo.Nos primeiros anos de vida, em especial quando ela entra na escola é de suma importância que a criança comesse a se reconhecer como alguém que faz parte do meio em que vive nesse caso da escola. É percebível que em muitos lares as crianças estão cada vez mais cedo entrando em Instituições de Educação Infantil para estudar. Será que porque muitos pais não tem tempo para dar aos seus filhos, devido ao dia a dia agitado da sociedade moderna? Ou será porque alguns querem se livra da presença da criança? Na realidade não poderei responder. Mas o que se percebe é que a criança, quando entra na escola ela descobre um novo grupo social, ao qual ela terá que obedecer e conhecer para fazer novas amizades.

Na escola ela vai encontrar nos professores, coleguinhas, entre outras pessoas que não fazem parte do seu mundo a sua nova “família”, e assim essa criança poderá se expressar com os mais variados sentimentos, desde o choro por está na sala de aula sem a presença da mãe, figura mais importante para ela, até uma grande insegurança por não conhecer ninguém. Nesse momento de varias emoções, talvez ela se pergunte: o que eu vim fazer aqui? Portanto o professor deve compreender que algumas reações dessa criança vão ser normais, já que é a primeira vez que a criança se afasta do seu principal grupo social que é a família.

Na metodologia de alguns professores a gente observa a preocupação em fazer com que as crianças se descubram como sendo parte importante do grupo que compõe a escola. E para que consiga êxito alguns professores criam rotinas de trabalhos pedagógicas mais lúdicas com seus alunos, mas em outros casos professores tradicionais acabam tornando as aulas muito chatas e cansativas, seja em qualquer nível de educação.

Essa controvérsia de professores (tradicional e não tradicionais) é bem clara nos relatórios feitos pelas Autoras Nadir Neves Nunes e Madalena Freire, após observações feitas em escola. Onde as duas professoras observadas tem uma rotina já bem definida. Rotina essa que ficou clara para mim, em meu período de estágio supervisionado na Educação Infantil,onde percebi que já existia uma rotina a ser seguida (acolhida, reza, canta as musiquinhas, explicação da atividade de casa, hora do lanche, recreação, atividade de sala, entrega dos cadernos com a tarefa de casa, hora de ir para casa). Sendo esse planejamento mudado pela professora quando necessário.Abaixo descrevo de forma resumida algumas características dos dois tipos de professoras encontradas nos relatórios de FREIRE e NEVES.

Madalena Freire relata em seu texto que a professora se preocupa em organizar os horários de forma a beneficiar os seus alunos. Tendo um planejamento pré-definido para o dia de aula, onde o mesmo pode se adaptar as necessidades da aula. Pois essa professora observa muito o horário do lanche e acaba sempre descobrindoalgo novo entre as crianças e inseri em sua rotina de aula. O que sempre era bem aceito pelos alunos. Como por exemplo, as propostas de se fazer uma sopa de macarrão com a ajudar deles (alunos),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com