TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Dissertações: Competências Profissionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Competências profissionais

DESAFIO

Você trabalha em uma empresa comercial de pequeno porte, a L.O.C.A.L., que atua no mercado há 30 anos e que vem passando por uma reestruturação, necessária diante da evolução acelerada em que se vive nos dias atuais. Esta situação está fazendo com que os colaboradores da empresa se assustem e sintam-se fora da sua “zona de conforto”, uma vez que o “acomodar-se” e achar que as coisas serão como sempre foram, é o pensamento de quase 70% dos funcionários, os quais possuem de 10 a 20 anos de empresa, estando prestes a

se aposentar e não aceitando novas mudanças. Porém, nos dias atuais é necessário e esperado que o profissional desenvolva competências que garantam sua relevância e seu destaque no mercado de trabalho. Diante disso, você, como líder do setor de vendas, recebeu a atribuição de reorganizar a sua equipe de trabalho, que conta com profissionais novos, recém contratados e funcionários mais antigos, onde há choque de gerações e atitudes, gerando desmotivação e conflitos constantes. O principal desafio está em descobrir os pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores, mapear estas informações, avaliar atividade exercida como maior aptidão na relação profissional x atividade exercida e criar uma estratégia para otimizar esta relação de habilidade/competência com ênfase principal no melhor desenvolvimento do negócio.

Objetivo do desafio

Mapeamento de normas e procedimentos, identificação de habilidades e processos, relacionamento e gestão de pessoas (Relacionamento Interpessoal, Ética, Visão Global, Conhecimento Tecnológico e de Novas Tendências, Inovação, Equilíbrio Emocional e Aprendizado Contínuo), gerando planos de ação para as mudanças necessárias à empresa.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você relembre conceitos importantes sobre

administração e entenda que uma perspectiva histórica sobre administração proporciona um contexto ou ambiente no qual se pode interpretar as oportunidade e os problemas atuais.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Pesquisar no PLT-302 e nas bibliografias complementares da disciplina Competências Profissionais (escolher duas obras - relacionadas abaixo); após esta pesquisa redija o entendimento principal adotado para toda a condução desta ATPS, no máximo três laudas:

1 O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história;

2 Assistir ao vídeo “A lição dos 5%” de Max Gehringer e, com base nesse ensinamento e nas leituras complementares, descrever quais as habilidades e competências são necessárias para o administrador moderno.

Sites sugeridos para pesquisa

• GEHRINGER, Max. A Lição dos 5%. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=ENMPAyvD25w>. Acesso em: 08 out. 2014.

Nota

Pode-se também fazer pesquisas na internet, lembrando que sempre devem ser

visitados sites confiáveis quanto sua veracidade. Todas as fontes de consultas

utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas) no final do trabalho.

Bibliografia complementar

• DUTRA, Joel Souza. Gestão por Competências. 1ª ed. São Paulo: Gente, 2001.

• RUANO, Alessandra Martinewski. Gestão por Competências. 1ª ed. São Paulo:

Qualitymark, 2003.

Passo 2

Pesquisar o que cada teoria administrativa surgiu em resposta aos problemas empresarias relevantes de uma determinada época, agrupar em uma tabela, as principais teorias, destacando:

1 O foco de estudo desta teoria

2 O nome de destaque da teoria em questão

3 Em que consiste o estudo desta teoria

4 As principais críticas que esta teoria sofreu

Passo 3

Apontar a compreensão e padronização dos conceitos que o grupo adotará para a produção deste trabalho, construindo a teoria que será trabalhada com os tópicos acima mencionados.

Passo 4

Debater sobre os conceitos levantados nos passos 1, 2 e 3 desta Etapa e responder a seguinte questão:

Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com