TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais em Letras

Por:   •  17/9/2015  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Pollyanna Almeida da silva

RA: 6658386488

Matéria: Competências profissionais letras

                                                        O Ensino da Leitura

Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler, à medida que se vive.
A Professora Renata pediu os livros para os alunos da série iniciais para incentivo rápido, para que os alunos desde sempre tenha o hábito de ler e aguçar a curiosidade da leitura desde primeiros anos escolares, para que não aumente o analfabetismo funcional em nosso país. A leitura deve, sim, ter uma presença constante na vida da pessoa. Considerando ainda que um hábito adquirido no dia a dia, não se nasce com ele. Por isso, é fundamental  que se leem e fale sobre bons livros para as crianças para que desde de pequenos se crie gosto pela leitura. Para que futuramente não se tenha dificuldade de interpretar e contextualizar um texto, isso também faz com o aluno tenha domínio de todos os assuntos ao seu redor.

Esse desconhecimento sobre a importância e a necessidade da leitura torna-se um bloqueio no processo de desenvolvimento o aluno, uma vez que ele não tem como algo prazeroso, não se sente motivado a ler diariamente e por si só, deixando para trás chances de vivenciar ricas experiências de enriquecimento. O professor tem que ter uma didática incrível para tentar abordar a curiosidade pela leitura para que futuramente o aluno não tenha analfabetismo funcional.

O que é analfabetismo funcional?

É quando o aluno sabe ler e escrever, mas não tem domínio sobre o texto e não consegue interpreta-lo.

Em uma pesquisa da revista infor escola o analfabetismo funcional ainda persiste entre os jovens de 15 e 24 anos pela pesquisa os jovens saem do nível fundamental sem saber e escrever bem, sem ter domínio total do texto e perante o nossa realidade atual onde tudo é informatizado, os jovens tem preguiça de ler de pesquisar em livros tudo e através de computadores e celulares com internet, não se ver um jovem pedindo um livro para pesquisar sobre um determinado assunto, tudo é online até os jovens que tem o hábito de ler baixos os livros de seu interesse na internet. São por esses motivos que sou a favor de incentivar os alunos desde de pequeno a necessidade de ter e ler um livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com