TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Expressão Oral e Escrita

Por:   •  14/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SANTISSIMO SACRAMENTO

Disciplina:  Comunicação e Expressão Oral e Escrita

Docente: Ms. Michele Moreira

Discente: Emille cerqueira veloso

RESUMO INFORMATIVO

O livro "Funções de Linguagem"

A autora Samira Chalhub, aborda as diferentes maneiras como a linguagem é utilizada em diversas situações comunicativas, apresentando exemplos para facilitar o entendimento e explicando as funções da linguagem, como a emotiva, conativa, referencial, fática, metalinguística e poética.

  1. A mensagem das funções da linguagem

A autora aborda o modo das mensagens e como diferentes elementos influenciam seu funcionamento na comunicação. Ela menciona o modelo de comunicação, destacando os fatores como emissor, receptor, canal, código, referente e mensagem. Ela enfatiza que a linguagem não se limita apenas às palavras, abrangendo várias formas de expressão, como arte, música e mais. Além disso, a autora menciona que a estrutura da mensagem influencia a organização dos signos, destacando como a propaganda, por exemplo, busca persuadir o receptor, determinando um perfil conativo em sua linguagem. A autora com os texto explora a complexidade da comunicação e como diferentes fatores moldam o significado das mensagens.

  1. Função referencial


A autora aborda a função referencial da linguagem, que se concentra na comunicação direta e na descrição objetiva de objetos e conceitos. Ela destaca a diferença entre os níveis denotativo (linguagem direta) e conotativo (linguagem figurada) da linguagem, explicando como a conotação envolve uma transferência de significado com base na semelhança entre os signos. Ela também questiona a ideia de que a linguagem é uma representação direta da realidade, considerando a arbitrariedade dos signos, conforme proposto por Saussure.

A autora chega em conclusão de como a função referencial é utilizada em diferentes contextos, como no discurso científico, nos noticiários de rádio e televisão e na arte realista. Ela destaca que, mesmo em textos altamente impessoais, a função referencial pode ser influenciada por outros elementos, como a expressão facial do emissor.

A análise de poemas é usada para ilustrar como a função referencial pode ser combinada com as funções poética e emotiva da linguagem. Tendo a exploração da função referencial da linguagem, destacando sua relação com outros elementos linguísticos e seu papel na comunicação objetiva e na expressão de pontos de vista pessoais.

  1. Função emotiva

A autora analisa a canção “Detalhes” de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, explorando como a mensagem se concentra no emissor (1ª pessoa) enviando sentimentos e lembranças a uma segunda pessoa (você). Ela discute a função emotiva da linguagem na música e sua relação com a arte, argumentando que a emoção na arte não é apenas a expressão dos sentimentos do autor, mas pode surgir da surpresa diante de novas relações na obra. Além disso, a autora menciona um poema de Paulo Leminski que aborda o tema do amor que perdura.

  1. Função conativa

A autora aborda principalmente a função conativa da linguagem, que se concentra no destinatário da mensagem e visa influenciar, persuadir ou chamar a atenção do receptor. A função conativa é discutida em contextos como diálogo na estética romântica, onde o emissor se torna receptor de suas próprias emoções. Também se menciona a relação entre diferentes funções da linguagem, como a conativa, poética e metalinguística, em uma mensagem. A presença do imperativo e do vocativo na linguagem é destacada como marca gramatical da função conativa. Além disso, o texto aborda a persuasão em mensagens, especialmente na publicidade, e a sedução na literatura, exemplificada pelo autor Machado de Assis. O envolvimento do leitor na leitura é mencionado como uma forma moderna de função conativa, onde o leitor colabora ativamente com a mensagem. O exemplo final envolve um quadrinho onde o leitor é convidado a acompanhar a história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com