TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contos de João Gilberto Noll

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 2

Contos de João Gilberto Noll

        Os 3 contos, “Em nome do filho”, “Nado livre” e “O Berço”, de João Gilberto Noll, apresentados em “A máquina de ser”, se assemelham em um aspecto, que é a marca do autor, a ênfase no presente, nos 3 contos os acontecimentos são do dia corrente sem aparecer apegos ao passado ou planos para o futuro; outra característica presente nos contos de Noll, aparecendo de maneira mais clara  em “Em nome do filho” e “Nado Livre”,  é o relacionamento familiar distante, problema cada vez mais explícito no homem contemporâneo.

         No primeiro, temos um pai que reage tão friamente à morte do filho que, é capaz de sair do enterro e voltar a trabalhar demonstrando assim, nenhum abalo emocional. Numa leitura mais aceitável, pelo menos do que se espera de alguém que acabara de perder um filho é que tal atitude, se deva ao fato de o pai querer fugir da realidade da perda, se permitindo não aceitar o fato ocorrido, agindo com tanta naturalidade que causa espanto.  

         Em “Nado livre” a questão da distância, a falta de diálogo entre pais e filhos e especialmente nesse conto, a inversão de papéis acontece com o descaso da mãe com o filho, a mãe age como se ela fosse a adolescente da casa, se embriagando a noite toda como se não houvesse mais nada. O distanciamento entre mãe e filho está bem claro no conto, pois ela não demonstra qualquer preocupação com o filho e nem com o julgamento dele diante do cenário e situação apresentados.

         Já em “O berço” a temática e o desemprego e os sentimentos causados por ele, solidão, desespero, vergonha e mentira. O personagem envergonhado pela situação em que se encontra, mente, cria ocupações a todo instante. Nesse conto o personagem só quer se integrar novamente a sociedade, viver uma vida livre de mentiras. Queria tudo o que o desemprego lhe tirara, jogando-lhe às margem da sociedade, apenas o básico.

        João Gilberto Noll trata as problemáticas da sociedade contemporânea, na sua forma mais crua e de maneira bastante impactante nos levando assim à reflexão, já que seus contos tratam de temas muito reais. Não saímos os mesmos depois de uma leitura dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com