TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculo Minimo

Exames: Curriculo Minimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Currículo Mínimo 2012- História- Secretaria de Estado de Educação

2 ESPAÇOS

O Currículo Mínimo foi elaborado por uma equipe de professores da rede estadual de educação e coordenado por professoras universitárias. Este documento tem por objetivo o estabelecimento objetivos comuns e que devem ser seguidos por todos os professores de História da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro.

A partir do objetivo básico que "é oferecer ao conjunto das escolas da rede uma base curricular comun", a equipe procurou reunir todos os elementos vitais ao sucesso de tal empreitada. Dentro deste contexto tão complexo que é o ensino de História na rede estadual, percebe-se que os dois principais elementos( professor e aluno) foram centralizados como indispensáveis para o sucesso deste Currículo Mínimo.

Ao se iniciar a presente análise deste Currículo Mínimo de História, fica evidente que a principal preocupação da Secretaria de Estado de Educação na elaboração do currículo de todas as disciplinas foi, sem dúvida, o estabelecimento de um " ponto de partida mínimo", aonde cada instituição educacional, respeitando as suas peculariedades, completará a sua confecção.

O Currículo Mínimo de História focou os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio, onde fica visível a transmissão da idéia que este documento foi confeccionado por professores regentes da rede estadual e que por isso, se trata de um material indispensável para os professores, uma vez que, seus anseios e dificuldades foram pensadas e repensadas a partir da experiência de seus pares.

A equipe de elaboração deste Currículo Mínimo fez "a opção de seguir uma ordem cronológica, delimitada a partir dos grandes marcos reconhecidos, ou seja, Pré-História, Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea." Visando a estes conteúdos, a equipe pensou em um ensino que integre os continentes dentro da complexidade do ensino de História. Todavia, os professores autores deixaram claro que essa escolha não exclui outras possibilidades pensadas pelos educadores nas suas escolas, pois o currículo foi pensado como uma ferramenta de auxilio ao professor e de facilitação do ensino de História.

O professor tem uma grande responsabilidade dentro desta nova mentalidade educacional, onde a memorização( decoreba) foi substituída por uma nova idéia que procura demostrar o ensino de História como a chave para se compreender corretamente o mundo à nossa volta. O professor é o elemento primordial que pode facilitar o processo de interação entre o aluno e as novas práticas de ensino de História.

Fica evidente que este Currículo Minimo de História se insere dentro de um novo contexto educacional vislumbrado pela Secretaria de Estado de Educação, onde existe a idéia de atender as várias turmas de Educação nas suas especificidades e assim promover um ensino de qualidade, sempre baseado em práticas atuais e que valorizem os agentes do universo escolar.

Fazendo uma análise comparativa do Currículo Mínimo do Ensino Fundamental com o Ensino Médio percebe-se que a Civilização Greco-romana é estudada no sexto ano do ensino fundamental e retomada na primeira série do ensino médio. A História Medieval com enfoque na sociedade é estudada no sétimo ano e posteriormente na primeira série do ensino médio. O Renascimento também é abordado tanto no sétimo ano como na primeira série do ensino médio, assim como a Reforma, a Contra-Reforma, a formação dos Estados Nacionais, a expansão maritima, colonização do continente americano e a África

Já o oitavo ano do ensino fundamental aborda assuntos que serão posteriormente estudados na segunda série do ensino médio, tais como: o Iluminismo, Revolução Francesa e Industrial e o Império Brasileiro.

No nono ano do ensino fundamental estuda-se matérias que serão analisadas também no terceira série do ensino médio: República Velha, as duas Grandes Guerras Mundiais do Século XX, regimes totalitários na Europa, processos revolucionários, a Era Vargas e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com