TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculo Escolar

Artigo: Curriculo Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  1.973 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

CURSO DE HISTORIA

LEILIANE MORAIS ABITIBOL

CURRÍCULO ESCOLAR

São Luís

2013

LEILIANE MORAIS ABITIBOL

CURRÍCULO ESCOLAR

Trabalho apresentado ao curso de História da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA para obtenção de nota da disciplina Sociologia da educação.

Professor: Antonio José de Araujo

São Luís

2013

DÁ CONCEITUAÇÃO

Na concepção de Bobbitt (apud Maria Francisca, 2007, p. 63): “ Currículo é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente específicos e medidos”.

E Silva afirma dizendo( 1996, p.23):

O currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É Também no currículo que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividade sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais.

As seguintes tipologias se formam:

Currículo Formal: é tudo aquilo que está determinado no papel, ou seja, no sistema de ensino como as propostas pedagógicas e regimento escolar.

Currículo Real: denota aquilo que se faz na prática, ou seja, são as aulas que o professor ministra em sala de aula, é a interação entre professores e alunos e a coordenação pedagógica.

Currículo Oculto: é o termo usado para denominar as manifestações de aprendizagem não planejada presente no cotidiano escolar. É o resultado das relações interpessoais dentro da sala de aula.

Currículo Humanístico: tem como base teórica a tendência denominada Escola Nova e esta defende que o currículo necessita levar em consideração a realidade dos alunos.

Currículo Acadêmico: É dentre as várias orientações curriculares, a que possui maior tradição histórica. Para os adeptos da tendência tradicional, o núcleo da educação é o currículo, cujo elemento irredutível é o conhecimento.

Currículo Reconstrucionista: Social: tem como concepção teórica e metodológica a tendência histórico crítico como objetivo principal a transformação social e a formação criticam do sujeito.

EXPLICITAÇÃO SOBRE AS TEORIAS

As teorias do currículo escolar desempenham a função de compreender e desenvolver as atividades praticadas em no meio escolar. Elas são uma forma de abordar os problemas práticos enfrentados na educação.

Teoria Tradicional: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo da empresa. As teorias tradicionais eram de aceitação ajuste e adaptação.

Teoria Critica: as primeiras criticam surge na década de 60, elas começam por colocar os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais. As teorias criticam desconfiam do status que o responsabilizando pelas desigualdades e injustiças sociais. As teorias críticas são teorias de desconfianças, questionamento e transformação radical.

Teoria Pós- crítica: surgiu no século XXI, tem perspectiva que o currículo é algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado.

ABORDAGEM HISTÓRICA

O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada de conhecimento social. O currículo está implicado em relações de poder, o currículo transmite visões sociais particulares. O currículo produz identidades individuais e sociais particulares. O currículo não é um elemento transcendente e atemporal – ele tem uma história, vinculada as formas especificas e contingentes de organização da sociedade e da educação. (MOREIRA e SILVA, 2009 p.8).

O currículo deve ser analisado, criticado e entendido de maneira que o fundamento de sua análise envolva as relações de poder, suas bases sociais, culturais, ideológicas para assim produzirmos um conhecimento crítico-reflexivo de alicerces sociais.

Assim, sendo o currículo e suas concepções epistêmicas são historicamente construídas e, se transfere numa cultura de experiências humanas significativas, e é vista como aquilo pelo que se luta e não o que se recebe.

É notório afirmar, que ao longo da História surgiram diferentes concepções de currículo. Parte-se neste trabalho do pressuposto de que estas têm subjacentes teorias de justiça social, contribuições filosóficas, sociológicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com