TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculo HTML

Ensaios: Curriculo HTML. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ANÁPOLIS

MATHEUS GONZAGA DOS SANTOS

XML

ANÁPOLIS

2011

Introdução

XML

Extensible Markup Language (XML) é linguagem de marcação de dados (meta-markup language) que provê um formato para descrever dados estruturados. Isso facilita declarações mais precisas do conteúdo e resultados mais significativos de busca através de múltiplas plataformas. O XML também vai permitir o surgimento de uma nova geração de aplicações de manipulação e visualização de dados via internet.

O XML permite a definição de um número infinito de tags. Enquanto no HTML, se as tags podem ser usadas para definir a formatação de caracteres e parágrafos, o XML provê um sistema para criar tags para dados estruturados.

Comparações entre HTML e XML

HTML e XML são primos. Eles derivam da mesma inspiração, o SGML. Ambos identificam elementos em uma página e ambos utilizam sintaxes similares. A grande diferença entre HTML e XML é que o HTML descreve a aparência e a ações em uma página na rede enquanto o XML não descreve nem aparência e ações, mas sim o que cada trecho de dados é ou representa ! Em outras palavras, o XML descreve o conteúdo do documento.

Características da linguagem XML

Representação estruturada dos dados

O XML provê uma representação estruturada dos dados que mostrou ser amplamentemente implementável e fácil de ser desenvolvida.

Implementações industriais na linguagem SGML (Standard Generalized Markup Language) mostraram a qualidade intrínseca e a força industrial do formato estruturado em árvore dos documentos XML.

O XML é um subconjunto do SGML, o qual é otimizado para distribuição através da web, e é definido pelo Word Wide Web Consortium(W3C), assegurando que os dados estruturados serão uniformes e independentes de aplicações e fornecedores.

O XML provê um padrão que pode codificar o conteúdo, as semânticas e as esquematizações para uma grande variedade de aplicações desde simples até as mais complexas, dentre elas:

• Um simples documento.

• Um registro estruturado tal como uma ordem de compra de produtos.

• Um objeto com métodos e dados como objetos Java ou controles ActiveX.

• Um registro de dados. Um exemplo seria o resultado de uma consulta a bancos de dados.

• Apresentação gráfica, como interface de aplicações de usuário.

• Entidades e tipos de esquema padrões.

• Todos os links entre informações e pessoas na web.

Uma característica importante é que uma vez tendo sido recebido o dado pelo cliente, tal dado pode ser manipulado, editado e visualizado sem a necessidade de reacionar o servidor. Dessa forma, os servidores tem menor sobrecarga, reduzindo a necessidade de computação e reduzindo também a requisição de banda passante para as comunicações entre cliente e servidor.

O XML é considerado de grande importância na Internet e em grandes intranets porque provê a capacidade de interoperação dos computadores por ter um padrão flexível e aberto e independente de dispositivo. As aplicações podem ser construídas e atualizadas mais rapidamente e também permitem múltiplas formas de visualização dos dados estruturados.

A sintaxe da XML

Vejamos um exemplo de documento XML (vamos dar a ele o nome de aviso.xml ), e a seguir vamos analisar cada linha de código:

<?xml version="1.0"?>

<aviso>

<para>Janice data="01/04/2000"</para>

<de>Jefferson</de>

<cabecalho>Lembre-se</cabecalho>

<corpo>Amanha voce tem prova de matematica</corpo>

</aviso>

Aviso.xml

<?xml version="1.0"?>

Esta primeira linha do documento é uma declaração XML e deve sempre ser incluida pois define a versão XML do documento. Neste caso estamos especificando a versão 1.0 da XML. O Internet Explorer vem com um analisador XML que atende o padrão 1.0.

<aviso>

Esta linha define o primeiro elemento do documento – o elemento raiz.(nó raiz)

<para>Janice data="01/04/2000"</para>

<de>Jefferson</de>

<cabecalho>Lembre-se</cabecalho>

<corpo>Amanha voce tem prova de matematica</corpo>

Estas quatro linhas definem 4 elementos filhos da raiz ( para, de, cabecalho e corpo)

</aviso>

A última linha define o fim do elemento raiz.

Você de Ter estranhado as tags usadas no documento , pois é , elas foram criadas pelo autor; somente a primeira linha é obrigatória pois define a XML para o analisador do navegador.

Vejamos as características principais de um documento XML:

Perceba que cada tag inicial tem um tag final , ou seja , as tags são usadas sempre em pares. Você não pode usar: <de> Jefferson

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com