TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo

Trabalho Escolar: Custo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Nos últimos anos, o tema educação coorporativa tem merecido atenção crescente no cenário organizacional, dada a sua conexão com tópicos como estratégia, aprendizagem e competitividade e, também, como resposta à crescente complexidade com que as empresas têm se confrontado. Nesse contexto, têm ganhado destaque alternativas educacionais que permitam ir além do paradigma positivista e da “racionalidade técnica”, promovam aprendizados a partir da experiência profissional, viabilizem a revisão de pressupostos já estabelecidos e que expandam as possibilidades do aprendizado contínuo. O presente ensaio teórico visa resgatar os principais conceitos relacionados à prática reflexiva, propondo aplicações no contexto da educação corporativa; ele apresenta como a prática reflexiva, em suas diversas formas, pode contribuir para que as necessidades comentadas acima sejam atendidas e para o desenvolvimento do “profissional reflexivo”. O trabalho apresenta o contexto atual da educação coorporativa, as principais modalidades de prática reflexiva e discute como essas práticas podem ocorrer a nível individual e grupal/organizacional. São discutidos, também, caminhos para a incorporação da prática reflexiva à educação corporativa e apontadas possibilidades para futuros estudos.

Palavras-chave: Prática Reflexiva. Educação Coorporativa. Métodos Alternativos de Aprendizagem.

O trabalho será desenvolvido com pesquisas bibliográficas e histórico sobre o tema abordado e tudo o que o envolve. Serão apresentados diversas reflexões de autores a respeito do tema pesquisado e propor pontos iniciais para futuros estudos e mesmo para iniciativas de praticantes, no que tange à utilização da prática reflexiva em contextos de educação coorporativa. Também será exposto um Projeto feito em uma empresa do Amazonas que é um verdadeiro exemplo de Gestão de Pessoas, no que tange o desenvolvimento profissional, não só de seus funcionários, mas também de toda a sociedade.

Nesse sentido, é possível observar uma vinculação da educação corporativa com a gestão de competências organizacionais e individuais (EBOLI, 2004). Alinham-se a essas colocações a ponderação de Souza (2005), que afirma serem necessárias para a educação, na sociedade do conhecimento e em um mundo global, a educação permanente e o desenvolvimento da capacidade de aprender (o “aprender a aprender”). De maneira similar, Meister (1999) enumera um conjunto de competências que têm sido requeridas dos indivíduos nesse contexto e que se desdobram em iniciativas de educação corporativa; são elas: aprendendo a aprender; comunicação e colaboração; raciocínio criativo e resolução de problemas; conhecimento tecnológico; conhecimento de negócios globais; desenvolvimento de liderança e auto-gerenciamento de carreira. Nesse contexto, visamos resgatar os principais conceitos relacionados à prática reflexiva, propondo aplicações no contexto da educação corporativa.

Transformações sociais, econômicas e tecnológicas, também impactaram a gestão das organizações. Até a terceira Revolução Industrial caracterizava-se pela divisão entre o trabalho manual e o intelectual. Dewey (1979) é um dos pioneiros no tema e caracteriza a prática reflexiva como um exame cuidadoso e questionador de conhecimentos, pressupostos e conclusões. A fim de promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com