TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança De são Gonçalo

Pesquisas Acadêmicas: Dança De são Gonçalo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

DANÇA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE NO POVOADO

MUSSUCA - LARANJEIRAS

O estudo que originou esse texto foi uma pesquisa realizada no povoado Mussuca, zona rural do município de Laranjeiras em Sergipe, no dia 08 de abril de 2012, oportunidade das comemorações religiosas do domingo de páscoa. O objeto de estudo foi a dança folclórica em homenagem a São Gonçalo, da maneira que é executada naquele povoado. Antes de nos referirmos ao tema DANÇA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, veremos um pouco sobre a cidade de Laranjeiras e o povoado Mussuca.

1- LARANJEIRAS

é um museu a céu aberto, com suas ruas, casas e igrejas arquitetonicamente remetendo a era colonial. É berço da cultura, política e economia sergipana. O folclore em Laranjeiras é riquíssimo, tendo como manifestações culturais: o Reisado, Guerreiros, Lambe-Sujos e Caboclinhos, Cacumbi, Taieira, Samba de Parelha, Batalhão 1º de São João, Chegança Almirante Tamandaré, os Penitentes, além do São Gonçalo do Amarante.

A cidade está localizada no leste sergipano, na microrregião do Baixo Cotinguiba, a 23 km da capital Aracaju, tendo uma população de cerca de 30000 habitantes. Laranjeiras é uma cidade tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde 1996.

2- POVOADO MUSSUCA

Situa-se em Laranjeiras a 7 km da sede do município e tem em sua população de quase 3 mil habitantes uma enorme marca afro a ponto de em 2006 receber o titulo de comunidade remanescente quilombola.

3- SÃO GONÇALO DO AMARANTE

São Gonçalo nasceu em Portugal por volta de 1187 e morreu em 1259, chamamos esse santo de São Gonçalo do Amarante porque foi na região do Amarante que ele viveu.

O rei D. João lll era um grande devoto e empenhou-se por sua beatificação que ocorreu em 1561.

Seus pais eram muito cristãos e deram a São Gonçalo uma educação virtuosa.

Conta-se que Gonçalo quando frade, para livrar as prostitutas do pecado, vestia-se de mulher e dançava com elas aos sábados para evitar que pecassem aos domingos. Muitas dessas prostitutas não mais pecavam e chegavam até a casar-se. A dança inventada por ele continuou sendo realizada por diversos grupos que além de festejar o santo, pagam promessas feitas a ele.

Sua vida foi também de peregrinação por Roma e Jerusalém, onde durante 14 anos conviveu nos lugares por onde passaram São Pedro e São Paulo.

É importante que se diga que Gonçalo nunca foi canonizado pela Igreja Católica, e sim, beatificado, portanto, o termo São Gonçalo não é correto, devendo ser chamado de Beato Gonçalo do Amarante. Porém, o popular o fez São Gonçalo, e que assim seja.

O santo é padroeiro dos violeiros e é casamenteiro, mulheres costumam tocar seu túmulo em Portugal na esperança de casarem-se. Na igreja católica a imagem do santo é mostrada sem a viola, já nos cultos populares São Gonçalo é representado com uma viola.

O culto a São Gonçalo foi permitido pelo papa Júlio lll em 1551.

4- DANÇA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

A dança de São Gonçalo do Amarante chegou ao Brasil no século XVlll vinda de Portugal. Era comemorada no dia da morte do santo, 10 de janeiro.

Apesar de diversos lugares no Brasil manterem a tradição dos festejos de São Gonçalo, variando a forma, principalmente coreográfica, de um local para outro, esses festejos não têm mais um dia específico de comemoração, estando agora ligados ao pagamento de promessas e eventos religiosos. Cada lugar tem suas características da festa.

Em Portugal a festa de São Gonçalo é tão importante que tem duração de uma semana com procissões, danças e rezas.

O quê nos interessa nesse estudo é mostrar como a tradição da festa de São Gonçalo acontece no povoado Mussuca, e para isso, fomos até lá assistir de perto o São Gonçalo ser executado pelas ruas do povoado.

O São Gonçalo em Laranjeiras é dançado apenas por homens, diferentemente do resto do país onde as mulheres participam. A presença da mulher no São Gonçalo da Mussuca é no papel de Mariposa, veremos adiante o porquê de termos apenas homens dançando.

4.1- As personagens da dança são:

O patrão - vestido de marinheiro ele comanda a dança e toca a caixa, é o mestre de cerimônias e o líder do grupo;

A mariposa - única mulher do grupo, ela quem conduz a imagem do santo dentro de uma barca;

Os tocadores - com violões, eles tocam durante a dança e não usam indumentária fixa;

Os dançarinos - representam as prostitutas, porém, são homens que se vestem como se fossem mulheres.

Os únicos a não usarem roupas específicas são a mariposa e os tocadores. Os dançarinos usam muitas indumentárias coloridas, com fitas, anáguas e um turbante branco na cabeça. O patrão é a representação de São Gonçalo, por tanto, veste-se de marinheiro em alusão ao suposto episódio em que São Gonçalo dançava com as prostitutas no porto.

A dança nos últimos tempos está muito relacionada ao pagamento de promessas. A pessoa que teve a prece concedida convida o grupo e arca com todas as despesas de transporte e alimentação, inclusive a cada intervalo das danças os participantes degustam iguarias oferecidas por aquele que fez a promessa.

O patrão é o responsável em puxar o canto com versos, alguns transcritos a seguir:

Ora viva

Nas hora de Deus amém

Pai, Filho e Espírito Santo

Ora viva, Ora viva.

Viva São Gonçalo Viva

São Gonçalo já foi santo

hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com