TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Monografias: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Ensaio acadêmico sobre a percepção social sobre o SUS no Brasil

O tema tem como objetivo avaliar a percepção da população sobre serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O principal objetivo do SUS é atendeu a demanda da saúde pública no âmbito nacional fazendo com que se cumpra o princípio de dignidade humana previsto na constituição federal, que é o direito à saúde, a vida (artigo 5º).

Princípios organizacionais do SUS são: regionalização, hierarquização, resolubilidade, descentralização, participação dos cidadãos e complementaridade do setor privado.

Princípios doutrinários do SUS: universalidade, equidade e integralidade.

O Regulamento do SUS, aprovado pela Portaria 2048, de 03 de setembro de 2009, do Ministério da Saúde, consolida os documentos infra legais que estabelecem o funcionamento de diferentes áreas do sistema de saúde brasileiro, inclusive a pesquisa envolvendo seres humanos. Esta Portaria revogou as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde de número 196/96 (Diretrizes e normas em pesquisas envolvendo seres humanos), 251/97 (Pesquisas com novos fármacos e vacinas), 292/99 (Pesquisas com participação estrangeira) e 340/04 (Pesquisas com material genético). Os textos destes documentos foram incorporados ao Regulamento do Sistema Único de Saúde, anexo da Portaria 2048/09, no capítulo VII, em seus artigos 694 a 788. Além destes temas, as pesquisas que envolvem armazenamento de material biológico humano e na área de reprodução humana também foram incluídas no novo texto, sem que as Resoluções 303/00 e 347/05 tenham sido revogadas.

(Outras duas importantes Resoluções do Conselho Nacional de Saúde não foram revogadas, nem seus textos foram incorporados ao novo Regulamento, multicêntricas).

Fundamentação

A percepção social sobre o SUS no Brasil é que ele é um sistema muito eficaz e completo, que abrange toda a população, sem distinção de raça, religião, cor, sexo, etc...

O SUS proporciona para a população exames, consultas, internação e qualquer outro procedimento necessário completamente gratuito.

Considerações Finais

No meu ponto de vista, muitas pessoas julgam o SUS como um sistema problemático, em que nada acontece direito, faltam medicamentos, vagas em hospitais, funcionários, que o atendimento é muito demorado, entre outras coisas. Porém, muitas pessoas julgam sem conhecer, pois o SUS trata gratuitamente e com qualidade a população, oferecendo serviços que muitos planos de saúde não cobrem.

A meu ver, o SUS é o melhor sistema de saúde existente.

Referências Bibliográficas

Objetivos e diretrizes do SUS. Quarta-feira, 19 de setembro de 2012. Disponível em < http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/17195/objetivos-e-diretrizes-do-sus >. Acesso em: 24 novembros 2013.

MS. ABC do SUS – Doutrinas e princípios, Brasília 1990. < http://www.saude.gov.br >Acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com