TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva as alterações feitas em cada um dos textos-fonte que resultaram no texto da canção “Até amanhã”

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Ao ler os textos-fonte Até Amanhã (Noel Rosa) percebe-se que o autor modifica a entonação da canção deixando de ler a letra da canção para fazer parodia dos trechos da canção, sendo que ele troca a palavra Deus pelo homem e da expressão te ver para a forma verbal viver, podendo assim ser considerada uma parodia do tipo subversiva, e a colocação do adverbio ficando ao lado da conjunção transforma expressivamente o sentido da letra da canção de Noel. Portanto em suas modificações o enunciador de “até amanhã” faz revelação do seu amor pela co-enunciadora (a mulher) o autor mesmo demostrando o amor que sente pela mulher, mostra que seu retorno para visitá-la depende de algumas condições.

Logo na canção de Belchior o enunciador em suas alterações, manifesta um sentimento de amor o qual se despede também da sua mulher declarando que voltaria no outro dia dependendo exclusivamente de sua vontade. Visto que o autor não põe nenhuma condição que venha baralhar a sua volta; O autor declara na primeira canção, insensibilidade relatando que volta somente para ver a mulher (Eu volto pra te ver). O enunciador da segunda, retorna unicamente não para vê-la, porem pra viver um amor com a sua mulher.

Já na canção acorda Maria bonita os versos aparecem também de forma parodiada, o enunciador apresenta como um homem de forma autoritária determinando uma sequência de ações a serem realizadas como (acordar, levantar, fazer o café). Dessa forma o enunciador se coloca de maneira machista em relação a sua mulher. Nessa canção a autoridade e estabelecida também por um emblema de modo superior “a polícia.” Assim o enunciador

Na canção de belchior o enunciador exibi alguns fragmentos de autoridade como afirma na frase (vem fazer o café), Falando assim de modo distinto com a mulher, a letra usada dessa espécie pode definir que aquela mulher não se reporta a qualquer pessoa em sua particularidade. Mas pode ser sinal de alguma mulher que se coloca naquele função. O enunciador na canção de Belchior, faz distinção a sua igualdade, a de um homem, daquela da polícia. Desse modo fazendo diferenciação de uma canção para outra Assim, como na canção de Noel, sendo que ele não partilha de importância predominantes.

Ao analisar ambas as canções percebe-se que tem uma relação com interdiscursividade e interdiscursivas: Nas oposições intertextuais, baseiam nas relações da enunciação com o interdiscurso, ou seja, com o exterior discursivo, portanto mostra que o sentido de discurso é ampliado, quando se refere ao discurso. Logo na interdiscursividade demonstra a convocação de elementos correlacionados a pratica sócias externas ao discurso provem uma dada enunciação.

REFERÊNCIA:

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Dissertacoes/disserta_81_100/Josely_Teixeira.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com