TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTEDIMENTO DE MUNDO PARA DISCENTES

Por:   •  11/4/2016  •  Ensaio  •  4.568 Palavras (19 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 19

LITERATURA COMO FERRAMENTA PARA PROPOCIONA

ENTEDIMENTO DE MUNDO PARA DISCENTES

Marcelia Cristina c. de Souza Ribeiro[1]

RESUMO

A literatura é importante para o conhecimento dos discentes, e por meio dessa ferramenta que eles satisfazem sua necessidade e conhecer a linguagem literária é dessa forma que eles aprendem conhecer o mundo da literatura, são as diferentes indagações que proporciona conhecimento a ele. Esse aprendizado desenvolver a leitura, mundo critico e melhora a escrita, para tanto devemos incutir em nossos alunos que a literatura é algo bom e natural, não exigem esforço nem dificuldade.  O a prediz tem a capacidade de vê fantasia, espirito critico, pela obra literária, e nesse momento que ele começa o convívio com os livros, para melhor compreender é isso que torna para eles uma ferramenta de trabalho, na qual proporciona entendimento de mundo.

Palavras chaves: Alunos.  Aprendiz. Literatura. Linguagem literária.

      1. INTRODUÇÃO

            Neste trabalho, farei um estudo voltado á literatura como ferramenta para proporciona entendimento de mundo para os discentes.

Por meio da literatura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude critica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece para o conhecimento dos discentes.

  Esse conhecimento é importante para a visão de mundo deles, onde o aluno aprende a conhecer outras culturas. como também o desenvolvimento da leitura e da escrita, através desse processo o aluno desenvolver suas habilidades. Por sim mesmo, sendo capaz de solucionar alguns problemas no decorre da leitura. É de suma importância esse tema para compreender melhor o assunto pesquisado sob a literatura como ela proporciona uma visão de mundo para os alunos. E dessa forma que eles vão se preparar para novos desafios com os textos literários. Vale ressaltar o estudo que mostra ao aprendiz adapta-se a cada dia a melhorarem os seus conhecimentos, diante da linguagem literária, desafios aparecerão diante da realidade apresentada por eles e dessa forma que os discentes encontram a ferramenta direcionada para seu destino certo, logo o caminho abrirá para poderem caminhar sozinhos em uma direção certa nas leituras e compreensão dos textos literários.

         Por questão de se tornar texto muito difícil de compreender isso torna a eles um problema na aprendizagem, os alunos não gostam de ler a linguagem literária, muitos deles tem dificuldade na leitura e por esse motivo que há essa dificuldade de compreensão.

          Daí, a problemática de que temos nos ocupado para consolidar a presença da literatura no elenco do ensino discente, visto que a literatura se apresenta como veiculo criador e socializador da linguagem e dos valores que acreditamos nos identificam. Em decorrência, a presença da literatura na escola propicia a exploração de inúmeras possibilidades de educação no desenvolvimento social, emocional e cognitivo do aluno.

          Esse entendimento de mundo que favorecer a ele oportunidade de aprender melhorar a compreensão da leitura diante dos textos, e outros desafios aparecerão diante da realidade apresentada por eles e dessa forma que os discentes encontram a ferramenta direcionada para seu destino certo, logo o caminho abrirá para poderem caminhar sozinhos em uma direção certa nas leituras e compreensão dos textos literários.

         Por questão de se tornar texto muito difícil de compreender isso torna a eles um problema na aprendizagem, os alunos não gostam de ler a linguagem literária, muitos deles tem dificuldade na leitura e por esse motivo que há essa dificuldade de compreensão.

2. O que a literatura?

 A literatura e como manifesto artístico, que tem por finalidade de recriar a realidade partir da visão do autor dele mostrar o seu talento em formas de poesias e as critica do mundo literário, no qual provocar no leitor um estranhamento diante da realidade, pois é visto como se a víssemo pela primeira vez, sob um prisma diferente.

E como cada artista cria o seu talento cada um com forma diferente para à literatura criando o seu mundo artístico através de textos narrativos, poesias. Ela também é conhecida como expressão da sociedade, o artista produz da sociedade a informação, ela é o principal traço característico do debate publico sobre o desenvolvimento, seja em nível local, global, neste alvorecer do século XIX. O conceito “sociedade da informação” é útil para sociedade civil? Potencialmente, sim se este conceito for constituído para abarca a plena dinâmica da informação e do conhecimento da sociedade, é focando da promoção do direito humano e do desenvolvimento social, cultural e econômico.

O que conhecemos por literatura há que se imaginou há, por exemplo, duzentos anos quando, na Europa, o gênero literário “romance” começou a desenvolver graça ao desenvolvimento dos jornais que possibilitou uma maior divulgação do gênero mudando o que se entendia a respeito do assunto, se antes era “belas letras” eram compostos por composições versos que seguiram na estrutura formal de acordo com o critério estabelecido desde antiguidade, agora, com o advento e a popularização do romance, é forma de se entender a literatura foi modificada novos gêneros textos fora ganhando espaço, exemplo disso que, no século XX houve atribuição de alguns gêneros considerados, “menores” como certas biografias e diários a categoria “literatura”.

 3. Conceito de literatura

 Segundo os estudiosos explicam que não há definição acerca de conceituar a literatura, há uma duvida sob o argumento de que fez com que alguém mude de comportamento ou de opinião, pois não é de hoje que eles vêm discutido esse assunto.

Logo que definir um texto “literário” de outro que não possuem essa característica? Essa é uma questão que ainda gera discursão em diversos meios, pois não há uns critérios formais para definir a literatura a não ser quando contras tudo com as manifestações artísticas variam de acordo com os momentos históricos e com as condições de recepções de seu material porque embora a literatura seja basicamente composta por textos literários, há em numeras discussões acerca de que seria “texto” é de quais seriam seus meios de difusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com