TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILO BARROCO: Língua Portuguesa

Por:   •  16/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

        

ESTILO BARROCO

Língua Portuguesa

SÃO PAULO

2019

ESTILO BARROCO

Língua Portuguesa

Trabalho de Reposição de Conteúdo / Compensação de Ausência do 1º e 2º Bimestre apresentado no 1º Ano do Ensino Médio – Turma F para a Disciplina de Língua Portuguesa, orientado pela

SÃO PAULO

2019

Sumário

Introdução...................................................................................................................04

Barroco – Contexto de Produção e Recepção...........................................................05

Barroco no Brasil – A poesia de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira..........................................................................................................................06

Barroco em Portugal – Contexto Histórico.................................................................09

Conclusão...................................................................................................................10

Questões para Estudo................................................................................................11

Bibliografia..................................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

          O objetivo dessa pesquisa é por meio de uma revisão bibliográfica, estudar o Estilo Barroco.

          Buscamos nos aprofundar em seu Contexto de Produção e Recepção; sobre o Barroco no Brasil – A poesia de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira e o Barroco em Portugal – Contexto Histórico.

        Após a realização da pesquisa, iremos elaborar  um questionário para reflexão sobre o tema..

Contexto de Produção e Recepção

          Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o início do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com adornos exagerados e representações do Sagrado.

          Esse estilo é marcado pela magistralidade, impecabilidade e excesso de detalhes.

          Surgiu com o objetivo de trazer de volta as ideias teocentristas e conter a Reforma Protestante de Martinho Lutero. Assim sendo, agiu como uma ferramenta da Contrarreforma.

         O Barroco surge para representar uma oposição ao racionalismo do Renascimento.

          A influência do movimento saiu da pintura, mas também chegou à arquitetura, música, literatura e etc. Seu influxo na literatura teve uma grande importância no desenvolvimento das artes no Brasil.

          Entre os principais nomes do barroco europeu, destaque para o holandês Rembrandt, o espanhol Diego Velásquez, e o italiano Caravaggio.

          A arte barroca surgiu na Itália no século XVI e se consolidou a partir do século XVII na Europa e América. Este movimento se inspirou nas obras artísticas da Antiguidade clássica e buscou restituir a força da Igreja Católica, abalada pela Reforma Protestante.

         O barroco se manifestou nos mais diversos campos da arte, como a pintura, a arquitetura, a música, esculturas, etc. Tendo cada campo a sua particularidade em relação ao estilo, algumas das principais características que englobam esse movimento artístico foi sua utilização como ferramenta da Contrarreforma. A reflexão sobre os princípios de espiritualidade e prazeres do corpo. O cultismo e conceptismo nas artes plásticas, caracterizado pela presença do contraste entre sombra e luz.

          As esculturas e trabalhos arquitetônicos são apresentados com riquezas de detalhes e a ênfase dada à emoção sobre a razão, além da  predominante  valorização estética.

Barroco no Brasil

A poesia de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira

          Os jesuítas portugueses influenciaram o início do movimento no país. Eles a utilizavam como uma ferramenta no processo de catequização.

          No século XVII surgiram as primeiras produções artísticas do barroco brasileiro com a descoberta das minas de ouro e pedras preciosas, e o rápido enriquecimento de algumas camadas da população.

          Desenvolveu-se na capitania de Minas Gerais e também no Nordeste, que acumulava riquezas do período de exploração da cana-de-açúcar. Regiões estas que abrigam as maiores obras da arte barroca brasileira, como as igrejas de Salvador, ou em Ouro Preto e Mariana, com as esculturas de Aleijadinho marcando a influência do estilo no país.

Os principais nomes do estilo barroco no Brasil foram:

Gregório de Matos Guerra (1636 - 1696) - considerado o primeiro poeta brasileiro (nascido no Brasil) e um dos principais nomes da literatura barroca nacional, conhecido como "Boca do Inferno" devido ao conteúdo satírico e "impróprio" de seus textos, que usava para criticar a sociedade baiana, o governo e até a própria Igreja Católica.

Padre Antônio Vieira (1608 – 1697). Missionário português que defendeu durante toda a vida os direitos dos indígenas, dos judeus e dos escravos. Viveu durante muitos anos no Brasil, local onde consolidou sua obra.

Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho" (1730 - 1814) -Portador de uma doença degenerativa o escultor é considerado um dos principais nomes do estilo barroco no Brasil, mesmo que suas obras também possuam características de outros gêneros, como o clássico e o gótico. Suas principais obras foram feitas em talha de madeira, esculturas, relevos e projetos arquitetônicos de fachada de igrejas, como a da Igreja de São Francisco, em São João del-Rei (MG).

Barroco baiano

          A Bahia, o centro econômico, político, cultural e comercial do país naquela época. Sendo o Brasil ainda colônia de Portugal e Salvador era a capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com