TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo barroco

Tese: Estilo barroco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Tese  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Estilo Barroco

Estilo Barroco, também denominado seiscentismo, surgiu na Itália em 1600 e posteriormente espalhou-se por muitos países. Esse estilo artístico manifestou-se nas artes plásticas, escultura, literatura, arquitetura e música.

No Brasil, na literatura, o Barroco tem como marco inicial a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira em 1601. Dois estilos literários disseminados na literatura barroca é o "cultismo" e o "conceptismo", respectivamente o "jogo de palavras" e o "jogo de ideias".

Contexto Histórico

O Estilo Barroco surge no período da Contra Reforma, ou seja, com a crise do renascimento, decorrente de dificuldades econômicas e lutas religiosas e, ademais, pelo surgimento do antropocentrismo (homem no centro do mundo) em contraposição ao teocentrismo (Deus no centro do mundo). A partir disso, esse momento é caracterizado pela confusão de conceitos e ideias, busca dos valores humanísticos e o conflito do corpo e da alma.

Caraterísticas do Estilo Barroco

• Academismo

• Contrastes e excessos

• Temas religiosos

• Estilo exuberante e decorativo

• Claro-escuro

• Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopéia.

Música

No Barroco, a música surge como incremento tonal, aplicando tons desarmônicos por dentro das escalas diatônicas como alicerce para as modulagens na peça musical; As qualidades mais importantes são o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente;.

Assim, compositores e intérpretes usaram ornamentação musical, fazendo com que a música aumente em tamanho, variedade e complexidade, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas, como a ópera.

Os nomes mais representativos desse período são: Antônio Vivaldi (1678-1741) Johann Sebastian Bach (1685- 1750), Domenico Scarlatti (1685- 1757).

Arquitetura

O Barroco na arquitetura demonstra uma libertação espacial das geometrias, perpetrado uma riqueza de detalhes que exasperavam as emoções e, concomitantemente, uma declaração visível da riqueza e do poder da Igreja, posto que o novo estilo manifestou-se, em particular, no contexto das novas ordens religiosas. Não obstante, na arquitetura barroca o que prevalecia era a teatralidade e obras monumentais, provocando distintos resultados visuais, tanto no exterior, quanto no interior das construções.

Literatura

A literatura barroca se diferencia pelo uso da linguagem dramática, encontrada principalmente no exagero de figuras de linguagem, como hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses, as quais buscam uma forma de proclamar o conflito entre o humanismo da renascença e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval, situada entre a razão e a fé, numa peleja entre o não espiritual e o espiritual.

Autores:

Gregório de Matos (1636- 695), Bento Teixeira Pinto (1561- 1618), Manuel Botelho de Oliveira (1636- 1711), Padre António Vieira (1608-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com