TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DISCIPLINARES TG IX

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

MARTHA ELEONORA JURKIEWICZ LEIROS RUMBELSPERGER   RA 1405582

POLO

TERESÓPOLIS

2016

MARTHA ELEONORA JURKIEWICZ LEIROS RUMBELSPERGER   RA 1405582

ESTUDOS DISCIPLINARES IX

Trabalho de grupo referente à cadeira de Estudos Disciplinares X, do curso de Letras / Inglês apresentado à Universidade Paulista – UNIP.  

Orientador Adilson Oliveira

TERESÓPOLIS

2016

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo produzir uma análise do conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer, tendo como base perguntas préviamente apresentadas.

Palavras-chave: Análise, safári definitivo, Nadine Gordimer.

ABSTRACT

        This work aims to produce an analysis of the short story "The Ultimate Safari" , Nadine Gordimer , based on previously presented questions.

Keywords: Analysis, ultimate safari, Nadine Gordimer.

  • 1  INTRODUÇÃO

Este  trabalho atende à exigência da cadeira Estudos Disciplinares X, curso de Letras/Inglês, ministrada pelo professor Adilson Oliveira, e tem por objetivo objetivo produzir uma análise do conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer, tendo como base perguntas apresentadas.

  • 2  DESENVOLVIMENTO

Leitura e discussão do conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer.

Leia o conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer e responda às perguntas abaixo:

1. Considere o contexto histórico do conto. A narrativa acontece em Moçambique, quando um grupo de rebeldes, Renamo, tentou derrocar o governo marxista e muitas pessoas procuraram asilo na África do Sul. A África do Sul, durante o regime do Apartheid (1948-1992), temerosa das novas nações liberadas, com governos negros, favorecia as guerrilhas que tentavam desestabilizar estas novas nações.

a. Qual é posição de Gordimer frente a essa situação?

Fica claro, no texto, que Gordimer era contra o regime de Apartheid, regime  que vigorou na África do Sul de 1948 a 1992. A África do Sul temia ter de receber uma massa de refugiados das nações liberadas e por isso financiava guerrilheiros como os da RENAMO, a fim de desestabilizar essas novas nações.

Gordimer usou de simbolismo em vários trechos do conto, pois sabia que colocaria sua própria vida em risco ao posicionar-se abertamente contra o governo.

b. Qual seria o tema principal do conto?

O conto fala sobre a guerra civil em Moçambique e o sofrimento dos moçambicanos. Neste período de guerra, os moçambicanos sofreram enormes maltratos e ataques constantes dos “ladrões” (GORDIMER), que lhes roubavam toda água e alimento, e queimavam suas casas na falta destes.

2. Quem narra a história?

A história é narrada em primeira pessoa, por uma menina sem nome, cujo pai, mãe e avô foram mortos durante a guerra civil. Ela é acompanhada de dois irmãos e da avó, quem os guia na fuga de seu país em direção à África do Sul.

3. Analise a linguagem da narradora. Ela é uma moça negra. Porém, a linguagem que ela usa seria a de uma pessoa branca, que fala inglês. Por que Gordimer escolhe este tipo de linguagem?

Gordimer utilizou-se da língua inglesa talvez para aproximar mais o leitor das fortes cenas narradas no conto e maximar o alcance da denúncia do regime do apartheid vigente na África do Sul. Ao longo do conto, a narrativa usada por Gordimer não oferece ao leitor muitos elementos que lhe permitam construir uma imagem acurada da personagem, o leitor não consegue determinar qual sua raça, muito embora tudo leve a crer que ela seja negra (o que é confirmado apenas no final da narrativa). A incerteza produzida por Gordimer sobre a narradora, aliada ao uso da língua inglesa, talvez seja uma técnica que permita que o leitor mantenha a mente aberta, maximizando a empatia que ele possa vir a desenvolver pela personagem principal.

4. Qual o lugar da mulher no conto? Analise a figura da mãe, da avó e das outras mulheres com quem fogem através do Parque Krueger.

As mulheres da narrativa são a narradora, a mãe e a avó. É preciso lembrar que em uma situação de guerra os homens são os primeiros a deixar a casa e se juntar às forças combatentes, deixando às mulheres a função de proteger a família e guiá-la em meio ao caos. A narradora é a personagem principal, cuja função é nos contar a história, e ela é guiada pela avó, mulher forte que protege a todos rumo ao campo de refugiados. A mãe provavelmente fora vitimada pelos “bandidos” (GORDIMER), guerrilheiros da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana), pois a  única coisa que se sabe dela é que ‘saiu e não voltou” (GORDIMER). É à avó que cabe o lugar da heroína, que supera todos os obstáculos, incluindo a superação da  fome e a tomada de terríveis decisões, e mantém a esperança de um futuro melhor.

5. Que lugar precisam cruzar? O que este lugar significa no nível simbólico?

Os fugitivos, que são a narradora, os dois irmãos e a avó, precisavam cruzar o Parque Krueger, um “país inteiro de animais” (GORDIMER) , um local destinado à prática de safári. O simbolismo sugerido pela autora é a do safári humano. Os fugitivos ocupam, na narrativa, o mesmo espaço dos animais que são caçados pelo homem branco colonizador. Toda ambientação  aproxima a experiência dos personagens à experiência dos animais, que precisam se esconder e fugir para sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com