TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos disciplinares IX - tg

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

Elabore um texto, relatando o grau de motivação que obteve ao conhecer esse recurso de leitura e de que forma os recursos tecnológicos podem ser explorados junto aos alunos na atualidade.

A tecnologia tem sido cada vez mais usada para incentivar o aprendizado dos alunos. A internet é o recurso que tem maior utilidade. Entretanto professores devem saber fazer uso dessa ferramenta para que consigam alcançar suas metas de ensino, e colaborar para o crescimento dos alunos, bem como, permitindo que eles consigam ter acesso aos diferentes textos e diferentes informações sobre cultura. Um exemplo disso é o Site da Plataforma de Letramento.

A leitura motiva os docentes a entender o uso dos recursos em nas modalidades: leitura pelo professor, pelo aluno, leitura compartilhada ou para apresentação.

A leitura vem ocupando um espaço cada vez maior no ambiente escolar. Os professores têm estimulado a leitura em sala de aula, favorecendo a boa e fluente leitura bem como a compreensão de textos.

É um recurso funcional que motiva o desenvolvimento dos alunos nas diferentes formas de leitura em muitas faixas etárias. Motiva também a interpretação que cada aluno tem sobre o que leu, compartilhando ideias e ajudando no processo de imaginação e entendimento dos temas abordados.

De suma importância é explicar aos alunos que fluência leitora não é o mesmo que saber ler, visto que é possível ler algo rapidamente e não entender o assunto de que é tratado o texto. Fluência tem a ver com a intenção de leitura, o porquê de se ler e quais estratégias podemos utilizar.

Recursos tecnológicos como a TV, o celular e o computador são os maiores concorrentes da leitura e tem sido cada vez mais difícil evitar o uso da tecnologia. Sendo assim os professores devem introduzir e explorar estes recursos a favor da educação. Os professores são os que devem fazer que tais recursos sejam introduzidos na educação e assim fazer que os elementos mediadores sejam mediadores da relação entre professor, aluno e o conteúdo.

Os professores veem se aperfeiçoando e estão fazendo uso de formas diferentes, sendo assim a escola veem se desenvolvendo lado a lado com o professor para que consigam acompanhar e repassar o conhecimento da melhor maneira para os alunos

Trabalhar com gêneros textuais jornalísticos e do cotidiano são formas de se motivar a leitura e a produção de texto com o suporte tecnológico.

Quando um professor consegue introduzir os recursos tecnológicos de caráter didático-pedagógico em sua rotina, rapidamente percebe que estes meios são ótimos para fornecer recursos para o processo de ensino - aprendizagem. Sempre que for possível, o professor deve fazer uso das ferramentas sempre levar em conta o resultado no aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com