TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinando na WEB

Por:   •  5/10/2016  •  Resenha  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 3

Ensinando na Web

As tecnologias estão a cada dia mais presente na vida das pessoas e negar seu avança é como condenar a si mesmo a ficar preso no tempo, pois é impossível frear seu avanço, assim como o é tentar frear as mudanças na sociedade. Logo, o professor deve aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para melhorar suas atividades docentes e garantir que os alunos mantenham o interesse pelas aulas, pois ser docente na sociedade do conhecimento, da informação, do urgente requer habilidade além das práticas pedagógicas da graduação, é preciso investir na formação continuidade e ter a mente aberta para o novo.

Além de conhecer e dominar as tecnologias básicas como softwares e dispositivos mais populares, o docente deve estar pronto para desenvolver em seus alunos habilidades de comunicação, autonomia, busca e compartilhamento do conhecimento e informação. Assim, a inovação tem o papel de apoiar a atividade docente e não substitui o planejamento das aulas. Por outro lado, não é necessário um curso específico para dominar as TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação; um curso básico de informática pode ajudar, porém o essencial é que se tenha interesse em manipular e descobrir novas ferramentas. Por outro lado, os alunos, especialmente se crianças e adolescentes (gerações Y, Z e Alpha) já chegam às escolas familiarizados com a tecnologia, pois nascerem em meio a ela e estão sempre conectados.

Diferentemente das antigas gerações, como nas sociedades industriais e dos Baby Boomers, nas quais o mestre era o detentor do conhecimento e apenas ele podia falar durante as aulas, a Internet se constitui um espaço onde o conhecimento é democrático e colaborativo; as aulas devem ser dinâmicas e contar com uma abordagem colaborativa dos estudantes. Tal vantagem também constitui um risco, pois nem toda informação publicada é verídica e carece de fontes confiáveis, cabendo ao professor orientar sua classe sobre como conduzir uma pesquisa de maneira confiável.

Para os alunos as TIC apresentam inúmeras vantagens: incentiva o aprendizado continuo, desenvolvimento do senso crítico, capacidade de autonomia, otimização do tempo, e preenchimento das expectativas de descobertas, pois, atualmente, tudo é muito rápido, acontece em alta velocidade, mas também fica obsoleto e ultrapassado rapidamente, fazendo da informação um item volátil. Dessa maneira, o planejamento da aula com uso de ditas tecnologias deve ser cuidadosamente pensado para que o aluno não se distraia e desconcentre devido ao excesso de informação.

O curso explica ainda a diferença entre TIC, TAC – Tecnologia da Aprendizagem e do Conhecimento, e TEP – Tecnologia de Empoderamento e Participação, novas modalidades de ensino como o Semipresencial ou Híbrido e o Ead – Educação à Distância.

O professor conta hoje com ferramentas incríveis como o ciberespaço e cibercultura, os AVAs – Ambiente Virtuais de Aprendizagem, redes sociais e blogs onde pode divulgas materiais extras, canais de vídeo, e projetores multimídia para apresentações dinâmicas, mapas conceituais, jogos, ou seja, os ODA – Objetos Digitais de Aprendizagem. Há ainda, disponíveis na Internet, recursos como: Free Pixels, National Gallery of Art, Teacher Kit Classroom da Google, Duolingo, Gramática Free e Dicionário Michaelis para ensino de Línguas.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com