TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eros

Resenha: Eros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 2

EROS:

Eros era o Deus Grego do amor. Ele era filho de Afrodite com Zeus, Hermes ou Ares, segundo a maioria das versões sobre ele. Era belo e irresistível.

Sua mãe Afrodite,de quem era muito apegado e atendia todas as suas vontades, reclamou com Métis,deusa da prudência,de que o filho nunca crescia

por sua vez, Métis lhe disse que ela deveria ter outro filho, para que Eros crescesse. Nasceu então,seu irmão Anteros.

Eros é conhecido na mitologia romana como Cupido. Tem o rosto de um menino, é retratado sempre seminu,que em latim tem o sentido de ‘amor’.É um dos melhores atiradores de flecha da mitologia. Suas fechas tem o poder de fazer quem é atingido se apaixonar perdidamente. Foi o que aconteceu com Apolo que por ser um deus muito belo, e ter muitas qualidades, quis ser bem mais que o deus Cupido. Afirmou que suas flechas eram bem mais poderosas que as do deus do Amor, mas Cupido argumentou que as flechas que possuía além de serem mais poderosas, atingiriam até o próprio Apolo. Apolo naquele momento não acreditou, foi então que o Cupido lançou uma flecha no coração dele com ouro na ponta e ele se apaixonou pela moça Dafne, mas o cupido para mostrar que era mais poderoso lançou uma flecha com chumbo na ponta no coração de Dafne que repudiava Apolo e sua paixão. Pelo fato de ser ser considerado um arqueiro de grande habilidade, o que causou inveja em Eros que o acertou com a flecha.

Eros se apaixonou perdidamente por Psiquê, uma mortal. Eles se casaram, mas Psiquê não podia ver o rosto do marido, que queria ser amado como um mortal, não apenas por sua beleza. Infelizmente, as irmãs da mortal a induziram a ver o rosto de Eros. Então, em uma noite, ela o viu e ficou encantada com sua beleza. A admiração foi tanta, que Psiquê se distrai e deixa cair uma gota de cera da vela que estava segurando,sobre o peito do seu marido. Irritado, Eros a abondonou. Psiquê foi severamente castigada por Afrodite em algumas versões, que ficou inconformada com a paixão do seu filho por uma mera mortal, porém, Eros se arrependeu e implorou a misericórdia de Zeus para sua amada. Zeus concedeu o seu pedido, dando à moça um pouco de ambrosia, o que a tornou imortal a partir daí, o casal apaixonado passou a viver em Olimpo.

Os romanos, embora admirassem a sublime beleza de Eros, reservava a ele um cerimonial simples, desprovido de importância, mas a história de Eros e Psiquê é considerada uma das belas e profundas.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »