TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estereótipos de gêneros

Seminário: Estereótipos de gêneros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com o vimos no livro e discutimos em sala de aula

não é de hoje que a educação sofre algumas desigualdades na questão dos gêneros, até hoje, a igualdade de meninos e meninas, na escola, e de mulheres e homens, na sociedade, não é algo já resolvido e conquistado. Transformações profundas precisam acontecer na escola para que ela seja mais um lugar onde as meninas e meninos possam desenvolver ao máximo seus potenciais pessoais.

Por um lado, a escola pode ser esse lugar em que as pessoas aprendem várias coisas, criam e se tornam críticas e questionadoras.Mas, por outro lado, não podemos esquecer que a escola faz parte da sociedade em que vivemos, e, portanto, na escola existem todos os preconceitos ediscriminações presentes nos outros lugares da sociedade.

Muitas vezes, as meninas e os meninos não se misturam no pátio para brincarem. Meninos e meninas acabam ocupando de maneira diferente os espaços do pátio e da sala de aula. As brincadeiras dos grupos de meninas são diferentes das dos grupos de meninos.

Embora o futebol feminino seja já algo bastante difundido no Brasil, na hora do recreio ainda são os meninos os que ficam com a bola e a quadra. E se algum menino deixar o seu grupo para brincar com as meninas pode ser chamado de "mulherzinha”. Da mesma forma se as meninas deixarem seu grupo para brincar com meninos são chamadas de “machona”.

De acordo com o livro, as meninas, para serem consideradas boas alunas, se tornammais “quietinhas” são chamadas de CDF e são mais educadas que os meninos. Essa percepção faz com que as meninas fiquem mais caladas e se expressem menos.

Na sala de aula é complicado distinguir quem é melhor aluno, se são as meninas ou são os meninos. Acreditamos que isso varia muito de acordo com a personalidade do aluno, mais claro as meninas são mais caprichosas com seus materiais, é o que mostra alguns relatos de professoras no livro, e os meninos mais largados, porém os meninos geralmente são melhores em mais matérias que as meninas, ressaltando que isso não é um estudo comprovado, mais acontecem na maioria dos casos.

Os meninos e as meninas acabariam se desenvolvendo mais e melhor se pudessem conviver de modo mais próximo e não fossem colocados em lados opostos.

Mas a escola não é a única "vilã"...

Quando a criançinha chega à escola, a família e os programas de televisão já ensinaram para ela e continuam ensinando muitas coisas, como por exemplo,quea cor do menino é azul e que a cor da menina é rosa, o que é extremamente errado, porque isso estimula preconceito.

Depois quando crescem mais um pouco já foram ensinados pela família e por outros grupos da sociedade quais são os "brinquedos de menino" e quais são os "brinquedos de menina".

São esses valores que impedem que as pessoas possam viver de modo mais livre, sem preconceitos e, portanto, com um pouco mais de paz e felicidade.

Embora não seja possível eliminar totalmente esses elementos negativos na escola, nos fizemos essa pergunta: como será possível lutar para que ela não contribua para o aumento da discriminação e dos preconceitos contra as mulheres, contra os negros,religiosos e demais grupos? Missão meio impossível não é?Talvez não.

Estereótipos de gêneros

Geralmente, as meninas são mais dóceis que os meninos e em qualquer caso têm mais necessidade de serem tratadas com autoridade. Nos meninos, o objetivo do treinamento físico é o desenvolvimento da força, nas meninas, é o desenvolvimento das graças.

Os meninos gostam de agitação e barulho. Seus brinquedos são tambores, bicicletas e carrinhos. As meninas preferem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com