TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do Sistema Brasileiro De Ensino

Trabalho Escolar: Estrutura Do Sistema Brasileiro De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura do sistema Brasileiro de Ensino

A educação brasileira è baseada na constituição de 1998 e na Lei de Diretrizes e Bases. O sistema educacional é composto por dois níveis, à educação básica e o ensino superior. A educação básica que tem por finalidade desenvolver o educando e formar cidadãos de bem. È dividida em três graus: educação infantil, ensino fundamental e o ensino médio. O ensino superior tem por objetivo a formação de profissionais nas diferentes áreas para o mercado de trabalho. È composto por graduação, pós-graduação mestrado e o doutorado.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e não é obrigatória, tem por finalidade o desenvolvimento das crianças até os seis anos de idade em seus aspectos sociais, econômicos, familiar e psicológico. È oferecida em creches para crianças até os três anos e nas pré- escolas até os cinco anos.

O ensino fundamental é obrigatório dos seis aos quatorze anos. È dividida em duas fases: de 1° ao 5° ano e de 6° ao 9° ano, tendo por finalidade a alfabetização do aluno e o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem de modo que possam compreender o ambiente natural e social em que vivem. È oferecido por lei nas escolas públicas.

O ensino médio por sua vez tem duração mínima de três anos, é a etapa final da educação básica e objetiva a preparação para o trabalho e a cidadania, a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental.

As Incumbências do Sistema, Federal, Estadual e Municipal do ensino no Brasil.

É de grande necessidade que estes três níveis da administração pública estabeleçam uma organização colaborativa para juntos alcançarem os objetivos educacionais. Nesta articulação existe toda uma divergência de opiniões.

“Segundo Demerval Saviani o Brasil não possui uma educação conjunta uma vez que falta articulação entre os vários sistemas de ensino nas áreas administrativas. Já Libaneo Oliveira e Toschi afirmam que há uma integração entre o federal, estadual e municipal, cada sistema com suas responsabilidades unidas para melhor alcançarem o principal objetivo que é assegurar a universalização do ensino em todas as esferas educacionais.”

Para uma melhor organização no setor educacional é que necessariamente aparecem os sistemas de ensino:

A união organiza o sistema federal, responsável pelas instituições públicas e federais, sendo responsável em repassar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios assistência técnica e financeira mediante as necessidades dos mesmos.

Os Estados e o Distrito Federal cuidam com prioridade do ensino fundamental e médio e assume o transporte escolar nas redes estaduais.

O município por sua vez atua pelo ensino fundamental e pela educação infantil mais necessariamente, uma vez que o ensino fundamental conta também com o apoio dos Estados e da União no âmbito financeiro de acordo as suas necessidades.

Modalidades da educação

Dentre as modalidades de ensino esta o (EJA) educação de jovens e adultos que da oportunidade para aqueles que não tiveram acesso à escola nas etapas de escolaridades na idade própria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com