TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudando a lei da leitura

Projeto de pesquisa: Estudando a lei da leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

 JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como objetivo privilegiar a aprendizagem a partir do ato da leitura, seja através de atividades variadas partindo do concreto, das experiências diárias dos nossos educandos, dos conhecimentos que ela já detém através da descoberta e da valorização do pensamento dando liberdade de criatividade permitindo-lhe a compreensão dos conceitos para serem ampliados em situações novas. Vem com possibilidade de abrir uma única discussão sobre o tema que propõe alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler no contexto das praticas sociais da leitura de modo que o individuo se torne ao mesmo tempo alfabetizado e letrado. Embora alguns alunos ainda não saibam ler, estes já possuem conhecimentos prévios das funções da escrita e das características dos diversos gêneros textuais presentes no seu cotidiano.

 FUNDAMENTOS TEÓRICOS

A literatura infato-juvenil foi incorporada à escola e, assim, imagina-se que por decreto todas as crianças passarão a ler... até poderia obter algum efeito se viesse acompanhado por uma função educativa. Com um unico direcionamento. Produzida pelo adulto, indicada e comporada por ele, o que resta á criança é a obrigação de ler a obra, captá-la e seguir valores e normas camufladas nela. E o que temos na obra? Apenas estes valores? E a arte literária?

De acordo com Nelly Novaes Coelho, se analisarmos as grandes obras através dos tempos que se impuseram como literatura infantil, veremos que pertencem simultaneamente a essas duas áreas distintas: a da arte e da pedagógica. Sob esse aspecto, podendo dizer que, como “objetivo” que causa emoções, da prazer ou diverte e, acima de tudo, “modifica” a consciência de mundo de seu leitor, a literatura infantil é arte. Por outro lado como “instrumento” manipulador por uma intenção “educativa” ela inscreve na área da pedagogia.

Entre os dois extremos há uma variedade enorme de tipos de literatura, onde duas intenções (divertir e ensinar) estão sempre presentes, embora em quantidades diferentes. O rótulo “literatura infantil” engloba modalidades bem distintas de textos, desde os contos de fadas, fabulas, contos maravilhosos, lindas, historias do cotidiano, ... até biografias romanceadas, romances históricos, literatura documental ou informativa.

Acreditar no poder que a arte tem de despertar o interesse pelo que está escondido e o que pode ser desvendado e criado através das palavras, faz com que apostemos no êxito deste projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com