TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consolidação das leis do trabalho

Artigo: Consolidação das leis do trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2012  •  Artigo  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 2

...

resistência, com a qual todos os operários deveriam contribuir. A diminuição dos salários e o pouco caso dos patrões em relação à segurança e a saúde dos trabalhadores aumenta ainda mais as tensões.

Paralelamente a história dos trabalhadores podemos acompanhar a burguesia e seu cotidiano de brioches, grandes refeições, luxuosas residências e total descaso em relação ao mundo que existe além dos seus portões.

2º RESPOSTA

Direito ao trabalho, que é a base sobre a qual se assentam todos os demais, dele desdobramentos, e pode ser analisado de diversas formas, sendo que, principalmente, como obrigação do Estado de criar condições para que o trabalhador possa exercer uma ocupação que lhe permita e à sua família subsistir.

A história revela que, sem uma mínima proteção, a tendência dos empregadores de serviços é exaurir os trabalhadores com jornadas excessivas e negação do direito ao descanso, além de oferecer sempre as piores condições para a prestação do serviço. É preciso, então, garantir um mínimo de condições aos trabalhadores, com ênfase para as que tratam da duração do trabalho e dos períodos de repouso. Especificamente em relação à jornada, desde o início da 1ª Revolução Industrial, a questão foi entendida como crucial para os trabalhadores.

O trabalho permite à pessoa humana desenvolver sua capacidade física e intelectual, conviver de modo positivo com outros seres humanos e realizar-se integralmente como pessoa. Por isso o trabalho deve ser visto como um direito de todo ser humano (DALLARI, 1998, p. 40).

O direito de exercer o trabalho em condições que preservem a saúde do trabalhador, é uma preocupação que, desafortunadamente, não data de muito tempo a prevenção da saúde do trabalhador e, mais ainda, de sua vida, deve ser a principal, dentro de uma saudável relação capital-trabalho. De nada adianta ao trabalhador um emprego, mesmo que com remuneração razoável, se sua saúde é comprometida.

3º RESPOSTA

Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, o salár

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com