TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Independente De Mestrado

Casos: Estudo Independente De Mestrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  646 Visualizações

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2006.

Neste livro intitulado: “Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, Mantoan traz questões importantes para a constituição da escola na perspectiva da educação inclusiva.

Apresenta também possibilidades para a concretização dessa inclusão nas salas regulares de todos os níveis de ensino, destacando que para terem direito à escola não são os alunos que devem mudar, mas a própria escola. Destaca ainda que que atualmente as escolas estão organizadas de acordo com um paradigma, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, numa lógica determinista e mecanicista, que ignora o subjetivo.

É apresentada também neste livro a diferenciação entre integração e inclusão. A integração refere-se mais especificamente à inserção de alunos com deficiência nas escolas comuns, sendo que nessa situação não são todos os alunos que cabem nas turmas de ensino regular e são feitas algumas modificações nos programas e objetivos educacionais, a fim de se compensar as dificuldades de aprender. Nesse sentido a escola não muda como um todo e os alunos é que devem mudar para se adaptar à escola. Já numa perspectiva de escola inclusiva a mudança ocorre para atender a todos os alunos em suas especificidades.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com