TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares

Exames: Estudos Disciplinares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

O texto escolhido foi esta campanha publicitária do DETRAN – RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro):

É um texto interessante para se trabalhar em sala de aula com alunos de 7º/8º anos, já que compreende o conhecimento de mundo dos alunos através do jogo da forca. Para um papel ativo do leitor é necessário que haja uma análise textual onde possamos trabalhar a pré-leitura, leitura e pós-leitura.

As estratégias de leitura são métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. Cabe ao professor o papel de propiciar não somente a aprendizagem em leitura, como também propor técnicas e procedimentos que resultem na compreensão da leitura. Todo o processo de ensino é uma forma de possibilitar ao estudante desenvolver métodos e conceitos que implementem seu desempenho.

No processo da pré-leitura podemos observar as cores utilizadas no texto publicitário e a forma como utilizam o jogo da forca. A linguagem do texto é fácil por se tratar de um texto publicitário de grande abrangência. Uma das estratégias possíveis antes da leitura é a predição que implica em antecipar, prever fatos ou conteúdos do texto utilizando o conhecimento já existente para facilitar o entendimento.

Durante a leitura uma das estratégias eficazes que temos acesso é a de pensar em voz alta, que acontece quando o leitor verbaliza seu pensamento enquanto lê. Através deste artifício se torna mais fácil a memorização em relação ao som e grafia. Os alunos devem analisar, também, a estrutura textual como cenário, problema, meta, ação, resultados, resolução e tema, que no texto trabalhado consiste em uma campanha para a conscientização da direção defensiva no trânsito.

A representação visual do texto, por sua vez, auxilia leitores a entenderem, organizarem e lembrarem algumas das palavras lidas quando formam uma imagem mental do conteúdo. Resumir as informações do texto contribui para o melhor entendimento global do texto, pois envolve a seleção e destaque das informações mais importantes do texto o que não há necessidade no texto em questão por se tratar de uma leitura curta e objetiva.

Finalmente na pós-leitura podemos utilizar da estratégia de questionar, o que auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite ao leitor refletir sobre ele. Assim com o nosso texto podemos questionar, por exemplo, o motivo do uso da cores e porque o autor utilizou o jogo da forca. O uso das cores preta e vermelho se fez por serem fúnebres, remetem à morte e sangue. No jogo da forca quando o jogador erra as letras vai se formando um boneco enforcado o que faz relação com o perigo do trânsito e o jogo de palavras proposto pelo autor.

Ainda na pós-leitura é feita uma análise com o objetivo de rever e refletir sobre o conteúdo lido, o significado da mensagem, a aplicação do que foi lido e a verificação das diferentes perspectivas apresentadas para o texto. Em sala de aula podemos realizar uma discussão da leitura, com expressão e comunicação do conteúdo lido após análise e reflexão, seguida de uma releitura do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com